quinta-feira, 3 de novembro de 2011

muffins de banana e canela


Havia comprado bananas com a intenção de usar em outra receita. O tempo foi passando, eu adiava preparar o bolo que planejava, e as bananas não estavam dispostas a esperar minha indecisão, amadureceram no tempo delas. A fruta não é das mais apreciadas em casa para comer in natura, e de um jeito ou de outro, sempre acabam virando ingrediente. Ao mesmo tempo percebi que faz um tempo que não rolava nenhum muffin por aqui, então me pus a procurar mais uma receita de muffin de banana - como se já não houvesse receitas o suficiente postadas! Estes são bem fáceis, ficaram bem macios - e ainda melhores alguns dias depois. Receita daqui.

350g (2½ xícaras) farinha de trigo
½ colher (chá) sal
1 ½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) canela em pó
160g açúcar
375ml buttermilk* (usei iogurte)
1 ovo
1 ½ colher (chá) baunilha
70g manteiga, derretida
400g bananas, cerca de 4-5 bananas médias


Pré-aqueça o forno a 170ºC. Numa tigela grande coloque a farinha, açúcar, sal, fermento, bicarbonato e canela, misture bem. Numa outra tigela coloque o buttermilk, ovo e baunilha, misture. Aos pouquinhos coloque a mistura líquida na tigela dos secos. Mexa somente para incorporar. Adicione a manteiga derretida, misture. Por último coloque as bananas já amassadas, e mexa somente para dispersar os pedacinhos de banana, não precisa incorporar tudo. Coloque a massa nas forminhas, por cima salpique açúcar e canela. Leve ao forno por 20-30min, ou até que um palito saia seco. Deixe esfriar.
rendimento: 12 muffins, fiz meia receita e obtive 10 muffins, em forminhas de 80ml de capacidade. 
* para fazer o buttermilk caseiro, misture uma colher de sopa de limão - ou vinagre de maçã - para cada xícara de leite, aguarde uns 10 minutos e estará pronto para usar.