3.11.11

muffins de banana e canela


Havia comprado bananas com a intenção de usar em outra receita. O tempo foi passando, eu adiava preparar o bolo que planejava, e as bananas não estavam dispostas a esperar minha indecisão, amadureceram no tempo delas. A fruta não é das mais apreciadas em casa para comer in natura, e de um jeito ou de outro, sempre acabam virando ingrediente. Ao mesmo tempo percebi que faz um tempo que não rolava nenhum muffin por aqui, então me pus a procurar mais uma receita de muffin de banana - como se já não houvesse receitas o suficiente postadas! Estes são bem fáceis, ficaram bem macios - e ainda melhores alguns dias depois. Receita daqui.

350g (2½ xícaras) farinha de trigo
½ colher (chá) sal
1 ½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) canela em pó
160g açúcar
375ml buttermilk* (usei iogurte)
1 ovo
1 ½ colher (chá) baunilha
70g manteiga, derretida
400g bananas, cerca de 4-5 bananas médias


Pré-aqueça o forno a 170ºC. Numa tigela grande coloque a farinha, açúcar, sal, fermento, bicarbonato e canela, misture bem. Numa outra tigela coloque o buttermilk, ovo e baunilha, misture. Aos pouquinhos coloque a mistura líquida na tigela dos secos. Mexa somente para incorporar. Adicione a manteiga derretida, misture. Por último coloque as bananas já amassadas, e mexa somente para dispersar os pedacinhos de banana, não precisa incorporar tudo. Coloque a massa nas forminhas, por cima salpique açúcar e canela. Leve ao forno por 20-30min, ou até que um palito saia seco. Deixe esfriar.
rendimento: 12 muffins, fiz meia receita e obtive 10 muffins, em forminhas de 80ml de capacidade. 
* para fazer o buttermilk caseiro, misture uma colher de sopa de limão - ou vinagre de maçã - para cada xícara de leite, aguarde uns 10 minutos e estará pronto para usar.

6 comments:

  1. Vc tinha de ter me visto arregalar os olhos ao ler "400g de banana", Tati. :)
    Adoro muffins e os adoro com banana também - pode continuar trazendo essas delícias, querida!
    Beijo!

    ReplyDelete
  2. Oi, Tati,

    Banana e canela fazem uma dupla imbatível (para o meu gosto, pelo menos) e estes muffins ainda levam buttermilk, que deixa a massa úmida; devem ter ficado deliciosos! As fotos estão cada vez mais lindas! rsrs.

    Beijoca e, desde já, bom fim de semana, querida!

    ReplyDelete
  3. Suspirei aqui, agora... Que coisa boa, heim? Yes nós temos banana!
    Bjs!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  4. ahá, olha as bananas aí. eu sabia! :D

    saudades de muffins, faz duas eras glaciais que não preparo/como nenhum tipo deles...

    ReplyDelete
  5. Adoro essa combinação..banana e canela!\o/...que venham receitinhas,pois essa aqui já copiei!!
    Bj e bom fds...

    ReplyDelete
  6. Oi Tah,
    Estou deveras off...mas, bananinhas eu não resisto...
    Aqui em casa sou praticamente a chita e eu tenho q comprar quase um cacho p ela estragar...rs
    Achei graça do 'alguns dias depois', tipo, no outro dia eu teria q fazer outra fornada =)
    Ontem fiz uma prosa usando guardanapo q nem vc (tô ficando chique..rs)
    Um bejim grande!

    ReplyDelete