terça-feira, 1 de novembro de 2011

bolo de mel com calda de água de flor de laranjeira e amêndoas


Puxa, que título extenso para um bolo tão pequeno! Como muitas vezes acontece, a receita foi escolhida para desovar algum item na despensa perto do prazo de vencimento. Neste caso foi o mel, já bem cristalizado, mas nada que uns segundos no microondas não resolvesse.
Bom, na verdade este bolo é um cupcake, para ser distribuido em forminhas e cobertos com um glacê bem amanteigado - pois assim que é apresentado no livro. Mas eu não queria comer buttercream, e nem sei fazer aquelas decorações lindas de cupcakes, então preferi ser mais realista e honesta com meus gostos e habilidades e coloquei numa assadeira de bolo. Coloquei amêndoas laminadas pra ficar bonitinho. Para a cobertura logo pensei naqueles doces árabes que tanto gosto, e decidi fazer somente uma calda de açúcar aromatizada com água de flor de laranjeira. O bolo fica um pouco denso, ótimo para acompanhar um café da tarde e acreditem, apesar de levar mel e açúcar não ficou muito doce.

bolo:
2 xícaras farinha de trigo
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) fermento em pó
1 colher (chá) sal
½ colher (chá) canela em pó
2 ovos grandes, temperatura ambiente
½ xícara açúcar refinado
¼ xícara açúcar mascavo
½ xícara + 2 colheres (sopa) mel
½ xícara leite
½ xícara óleo vegetal
½ colher (chá) raspas de limão
2 colheres (sopa) amêndoas laminadas

calda (medidas para meia receita do bolo):
4 colheres (sopa) açúcar
2 colheres (sopa) água
½ colher (chá) água de flor de laranjeira

Misture numa tigela a farinha, bicarbonato, fermento, sal e canela. Na tigela da batedeira coloque os ovos e adicione os açúcares, bata até formar uma creme claro. Adicione o mel, leite, óleo e raspas de limão. Diminua a velocidade da batedeira e coloque a mistura de farinha, em duas vezes, esperando incorporar à massa, antes de acrescentar o restante. Coloque a massa numa forma* untada e polvilhada com farinha, espalhe a amêndoa e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 30min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar.
Enquanto o bolo esfria, prepare a calda colocando tudo numa panelinha e leve ao fogo até ficar levemente dourado.  Não saia de perto do fogão, pois a calda fica pronta rapidamente e se deixar muito tempo vai endurecer - como aconteceu com a minha. Retire a panelinha do fogo e despeje sobre o bolo.
* fiz meia receita e coloquei numa forma quadrada de 15cm. Se fizesse a receita inteira colocaria numa forma quadrada de 20cm, ou numa redonda de 23cm. Esta receita é para cupcakes, no livro o rendimento é 20 bolinhos.

10 comentários:

  1. Ficou muito apetitoso o seu bolo e a textura parece excelente.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Tati, comeria com gosto um bolinho desse.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. adorei as amendoazinhas pregadas no bolo. com um cafezinho, nhaaam.



    (e eu bem sei que tinha uma postagem com bananas engatilhada, hein. :P)

    ResponderExcluir
  4. Bastante interessante, do jeito que eu gosto...água de flor de laranja e amêndoas me fazem ir longe...ótima receita!

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  5. Pois eu sou mil vezes o teu bolo lindo do que cupcakes decorados (mesmo adorando buttercream). :)
    Adoro todos os sabores que você combinou aqui, Tati - delícia!
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Tati,

    Eu prefiro os bolos simples, o que pode parecer uma incongruência, já que o me blog é cheio de bolos elaborados (mas eu já disse lá que não como tudo o que faço, rsrs). Este é dos meus bolos preferidos, denso, perfumado e ainda tem amêndoa, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Oi Tati,
    Del´licia de bolo!
    Ótimo para o feriado.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. Adorei essa receita um bolinho desses era tudo que eu queria nesse momento hummm.... com um chazinho que delícia bjs!

    ResponderExcluir
  9. Tati, gosto de bolos de todos os jeitos (infelizmente...kkk), mas confesso agora com esse friozão que me apeteceria esse seu, delicado, debaixo das cobertas, tomando um chazinho e lendo um livro. Bateu um climinha feriado.
    Outra receita pra listinha, fazer o quê?

    Beijão e bom feriado

    Ah, aonde vc compra água de rosas? Tem algum lugar mais perto que as bandas da 25 de março? Ando com vontade de fazer Lassi...

    ResponderExcluir
  10. Sandra, comprei a água na zona cerealista, no centrão.
    Mas já vi pra vender em Pão de Açúcar.
    beijo!

    ResponderExcluir