quinta-feira, 27 de outubro de 2011

brownie de chocolate e manteiga de amendoim


Hoje estou sem inspiração para o post. Sabe aquela receita que dá tudo certo, fica deliciosa, todo mundo come, repete e deixa saudade quando acaba? Aconteceu tudo isso com estes brownies, eu achei a massa crua a coisa mais gostosa do mundo, parecia Dadinho dos bons tempos. 
Só ocorreram alguns percalços operacionais. Ignorei a recomendação de usar batedeira, e foi difícil bater aquele monte de açúcar na mão - de certa forma já estava me exercitando sábado pela manhã para devorar os quadradinhos no lanche da tarde. E não ficou mesclado, como prometia o título da receita, porque coloquei muita massa no topo, sugiro deixar menos da metade de massa de amendoim para cobrir. Exceto por essas duas coisinhas - falhas totalmente minhas - foi um dos melhores brownies já provados. Receita desse livro.

140g chocolate meio-amargo, picadinho
112g manteiga sem sal, temperatura ambiente
2 xícaras (450g) açúcar mascavo
¾ xícara (190g) manteiga de amendoim cremosa (usei Skippy)
3 ovos grandes, temperatura ambiente
2 colheres (chá) extrato de baunilha
1 ¼ xícara (170g) farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) sal
½ xícara (80g) amendoim, picado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular de 20x30cm*, forre com papel alumínio, deixando sobras de papel nas laterais da forma (facilitará para desenformar), e unte novamente. Derreta o chocolate e reserve. Na batedeira coloque o açúcar mascavo e a manteiga, bata por 5min, ou até ficar mais claro. Adicione a mateiga de amendoim e bata para homogeneizar. Quebre os ovos numa tigela e misture ligeiramente com um garfo. Coloque aos pouquinhos os ovos na mistura de manteiga e batendo em velocidade média. Em seguida coloque a baunilha. Adicione a farinha, fermento e sal - previamente combinados - somente até incorporar. Por fim coloque o amendoim. Separe metade da massa e misture ao chocolate derretido. Coloque na forma metade da massa de amendoim e uniformize a massa, espalhando com uma espátula. Por cima coloque a massa de chocolate e alise também com a espátula. Por fim, coloque colheradas da massa de amendoim, e faça movimentos circulares com um palito, para dar um efeito mesclado. Leve ao forno por 30-40min, ou até que um palito inserido no centro da forma saia ligeiramente úmido. Espere esfriar antes de desenformar.
* fiz 2/3 da receita e coloquei numa forma quadrada de 20cm.

14 comentários:

  1. Dadinho!!! Foi a palavrinha mágica Tati, já me convenceu...
    Adorei o brownie, já já vai pro forno de casa.
    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  2. Amo esse bolinho Tatiane e ficou uma tentação

    beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Esse brownie ficou bom demais, que delicioso.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Huumm, este brownie deve ficar maravilhoso e eu já vou copiar a receita, rsrs.

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, por um instante achei que tinha entrado na cozinha da Pat! aA foto ficou linda e novas versões de brownie são sempre bem vindas!

    ResponderExcluir
  6. Só por você falar que parece Dadinho já foi para lista! Queria fazer agora! bjs

    ResponderExcluir
  7. Tati, chocolate com amendoim pra mim é pura perdição. Comprei um saco de amendoim na feira e estou me coçando pra fazer um sorvete de manteiga de amendoim. Aliás, vc já experimentou fazer a manteiga em casa? Menina, muito mais barato e MUITO mais gostoso!

    Ah, e a foto está demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Uau!! Que brownies lindos!! Eu AMO dadinho e faz tanto tempo que não como, que fiquei aqui sonhando com esse docinho. Imagine só se não iria AMAR essa receita?? Delícia.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Tati, brownie úmido por dentro assim é do jeitinho que eu amo! Menina, que delícia de receita!
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  10. Adoro Brownie, super f[acil e r[apido de fazer. Tira qualquer um de um aperto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu sei foi que ficaram muito bons, dá pra perceber...eu sei que nao devia, mas simplesmente amo manteiga de amendoim...rsss

    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Receitas de brownies são sempre muito bem-vindas, ainda mais tão bem recomendadas...já copiei!
    Bom fds...

    ResponderExcluir
  13. aiiiiiiii adoro!!!

    que delicia!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Hmmmm que delícia, vou tentar fazer em casa. Depois que comi um brownie na Brou'ne (http://www.locamob.com.br/broune-market-place/details), uma loja só de brownie, fiquei apaixonada e decidi tentar fazer. Adorei a receita.

    ResponderExcluir