quinta-feira, 17 de novembro de 2011

biscoitinho de laranja com chocolate


Meses atrás comprei o livro Cooking at Home porque seria uma esperança para melhorar o nível da gororoba servida à noite por/para mim e para o marido - o livro é cheio de receitas salgadas muito práticas. O tempo passou e o livro ficou parado na estante, a gororoba melhorou por outros motivos. Resolvi dar uma olhada no pobrecito do livro, e claro! A primeira receita escolhida tinha que ser doce, se não fosse assim, não seria eu, né? O lado bom é que a escolha foi acertada, sempre achei a combinação de laranja com chocolate meio estranha, mas sempre tive boas surpresas com ela.

1½ xícara (235g) farinha de trigo
½ xícara (125g) açúcar
¼ xícara (30g) amido de milho
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) raspas de laranja
pitada de sal
¾ xícara (185g) manteiga, gelada e cortada em pedacinhos
½ colher (chá) baunilha
125g chocolate meio-amargo*, picadinho

Pré-aqueça o forno a 180ºC. No processador coloque a farinha, açúcar, amido, sal e raspas de laranja, pulse até combinar tudo. Adicione a manteiga e baunilha, processe até formar uma massa meio homogênea. Coloque a massa sobre uma folha de papel manteiga e amasse algumas vezes para uniformizar bem a massa. Se estiver muito mole a massa, coloque por alguns minutos na geladeira. Com um rolo, abra a massa sobre o papel, numa espessura de 0,5cm (eu sempre faço mais fino), corte com um cortador - usei um redondo de 5cm - e disponha os biscoitinhos numa assadeira forrada com papel manteiga. Não é necessário deixar muito espaço entre os biscoitinhos, pois eles não crescem muito. Leve ao forno por 15cm, ou até dourar levemente. Retire do forno, espere esfriar um pouco na assadeira, coloque sobre gradinhas e espere esfriar completamente.
Derreta o chocolate. De preferência use uma tigela estreita e funda, ou uma xícara. Mergulhe cada biscoitinho até a metade, e coloque sobre uma assadeira, também forrada com papel manteiga e leve à geladeira para o chocolate endurecer. Coloque os biscoitinhos em pote hermético e mantenha na geladeira até servir. Como o chocolate não passou pelo processo da temperagem, logo irá derreter se ficar muito tempo em temperatura ambiente. Num recipiente bem fechado os biscoitinhos não perderão a crocância - e nem vão durar muito ;)
Rendimento: 24 biscoitinhos, com cortadores de 7cm. Fiz meia receita, usei um cortador de 5cm, abri a massa fina e obtive 30 biscoitinhos.
* A quantidade de chocolate foi insuficiente, precisei derreter um pouco a mais.

15 comentários:

  1. lembra daquela caixa amarela de chocolates garoto, que o povo sijogava e só deixava os tenebrosos bombons de figo, banana e essas coisas? pois é. tinha de laranja. e um dia, quando só tavam lá os restos, eu tentei o de laranja antes de me aventurar pelos de figo e foi a coisa mais incrível que eu comi.

    e aí o que aconteceu? nunca mais a garoto fez aquele bombom e os anos passaram e o chocolate ficou com gosto de sebo.

    mas eu achava chocolate + laranja a coisa mais deliciosa do mundo... até que fizeram o bis de laranja e eu não quero falar sobre isso...

    seus biscoitinhos tão puro luxo, viu. NHAM! <3
    e que lindas suas xicrinhas!

    ResponderExcluir
  2. Tati,

    Estes biscoitos ficam tão lindos! E o sabor deve ser realmente muito bom, já fiquei pensando neles para presente, rsrs.
    Ah, amei as xicrinhas!

    Um beijo e bom fim de semana, querida!

    ResponderExcluir
  3. Simplesmente maravilhosos amiga lindos...lindos...parabena maiga.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Que delícia de biscoitinhos...
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Tah,
    cheguei de sua terra...c trânsito, chuva e correria...estou mega agitada enqt a vizinhança ainda dorme por aqui...rs

    Eu gosto da misturinha de choco c laranja (nunca pensei q fosse estranha..rs)
    Tive q ler a prosa de Queróul, e acho q sou a única q pega primeiro o de figo e de banana (e ameixa...)

    Achei sua foto ótima! E o guardanapo encontrei, mas o precinho nem era doce, nem belo como seus biscoitinhos...

    Vou colocar a vida em ordem agora...
    Um bejim!

    ResponderExcluir
  6. Tati ficaram tão lindos os teus biscoitos, prepara o chá que eu já vou a caminho :)

    Beijinho

    ResponderExcluir
  7. Adoro a combinação de chocolate com laranja, daquela linha special dark da Hersheys (é assim que se escreve?) é o meu preferido. O biscoitos ficaram lindos! Beijos e bom fim de semana, Ju

    ResponderExcluir
  8. Tati, chocolate e laranja é uma combinação maravilhosa! Ontem espichei os olhos nessa receita mas não tive astral pra comentar.
    Um primo meu querido, o melhor amigo do meu pai foi lá pro outro lado. Fiquei rindo imaginando meu pai surpreso e falando "pô, cara, que tu tá fazendo aqui??"...ai ai, só assim pra aceitar. Mas meu pai agora voltou a ter boa companhia.rsrs

    beijos querida e um ótimo fds

    ResponderExcluir
  9. Tati querida que combinação perfeita adoro, esses bicoitinhos ficaram lindos e com toda certeza saborosos bjs!

    ResponderExcluir
  10. Oi querida
    Eu também faço sempre primeiro as receitas de doces dos meus livros!
    Ja' a combinação laranja e chocolate sempre foi do meu agrado.
    Deliciosos biscoitos!
    Teu blog também está entre os que mais amo!
    Você é especial.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  11. Sou fã da combinação chocolate e laranja, por isso já copiei a receita!
    bj...

    ResponderExcluir
  12. (antes de comentar preciso parar de rir com o comentário da Quéroul - "bombons tenebrosos" me fez engasgar na gargalhada aqui). :D

    Tati, sou igualzinha! Comprei duas bíblias da Gourmet (mais de 1000 páginas cada, dá dor no braço só de segurar os bichos) para ver se melhorava o cardápio salgado lá de casa e por enquanto só fiz receita doce dos dois... ;)

    Seus biscoitinhos ficaram tão lindos e delicados! Adoro chocolate e laranja juntos.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  13. Ih, acho que "sofremos" do mesmo mal, os doces. A proporção de receitas doces no blog é infinitamente maior do que as salgadas...
    E biscoitinho é um ponto fraco.
    Esses são pra agradar a todos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Your icing is pefect! Beautiful cookies~

    ResponderExcluir
  15. Hum... comprei cortador para biscoitos esta semana... Adoro!
    Bjs!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ResponderExcluir