24.11.11

dadinho de amendoim


Doces com amendoim sempre foram meus favoritos na infância: paçoca, pé-de-moleque e dadinho. Tempos atrás até pegava alguns dadinhos para facilitar o troco nas vendinhas por aí. Até que desisti: doce de infância merece ter a memória preservada e não ser profanado por essas porcarias cheias de gordura que grudam nos dentes e não têm sabor algum de amendoim!
Aí eu preparei os brownies com manteiga de amedoim, e o sabor do doce reacendeu minhas memórias - e as lombrigas também. Fiquei com idéia fixa de preparar o docinho, achei uma receita que parecia bem razoável e fui preparar. Olha, o doce dá um certo trabalhinho, fiquei na dúvida de qual o ponto era para processar as castanhas e não tenho certeza se ficou mais mole do que deveria. Só sei que ficou muito gostoso. Não é o dadinho'80s e definitivamente não é parecido com o atual. É um outro doce muito, muito bom que desmancha na boca e doce na medida, fica bom geladinho e melhor ainda depois de alguns dias.
A receita encontrei aqui. No modo de preparo coloquei minhas modificações.

1½ xícara amendoim moído
½ xícara castanha-do-caju moída (usei sem sal)
½ xícara açúcar 
1 colher (sopa) manteiga
pitada de sal
4 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro

Passe pelo processador o amendoim e a castanha-do-caju até formar ficar fininha - se preferir utilize-as já na forma de farinha. Coloque o amendoim, castanha-do-caju, açúcar, mateiga e sal no processador, até formar uma pasta. Em seguida coloque numa panela, em fogo baixo e mexa a massa até desgrudar do fundo da panela. Eu processei tudo até ficar uma massa granulosa, coloquei na panela, quando a massa ficou quente, voltei para o processador e a massa virou uma pasta rapidamente, pois ajudou a soltar os óleos das castanhas. Coloque num prato fundo e leve à geladeira por 30min, ou até amornar. Adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos e vá incorporando à massa, vai ajudar a ficar mais seco. Molde os dadinhos com as mãos - eu preferi colocar a massa sobre papel manteiga, moldar com as mãos um quadrado de 2cm de altura e depois de frio cortei os cubinhos com uma faca.
rendimento: consegui uns 60 dadinhos.

10 comments:

  1. Querida Tati
    Também adoro tudo feito com amendoim, para mim é a cara do Brasil! Que saudade!
    Excelente a receita, amo dadinho.
    Bjos
    Léia

    ReplyDelete
  2. Deve ser muito bom.
    Cá em casa também gostamos muito de amendoim.
    Beijinhos

    ReplyDelete
  3. Oi, Tati,

    Fiquei curiosa, com relação a este doce pois as duas 'nuts' têm sabor interessante e a combinação de ambas só pode resultar saborosa.

    Um beijo!

    ReplyDelete
  4. derrubei lágrimas aqui.


    dadinho era uma delícia; minha mãe ia me buscar no balé com uma caixinha de dadinho...
    hoje em dia dadinho é o c***, o nome dele é sebo! humpf.

    sobrou algum? ^^
    =***

    ReplyDelete
  5. Delícia de docinhos hein?

    Nem vou falar que me lembrei dos famosos dadinhos...rsss...deixa pra lá, nada a ver...rss

    bjo

    ReplyDelete
  6. Tati uma delícia os seus dadinhos, com amendoim só pode ser delicioso.

    Beijinho

    ReplyDelete
  7. Eu adorava o Dadinho mas hoje não consigo nem chegar perto - ficou horroroso, Tati!
    Esses seus eu devoraria em 1 segundo - devem ter ficado uma delícia!
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  8. Tati, sou fã de amendoim... td que é de amendoim eu amo! Que delícia esta receita com um gostinho de infância...
    Bjs!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  9. Oi Tati,
    Não conhecia esses dadinhos, mas como gosto muito de amendoim, vou experimentar.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  10. Hummm, adorava os dadinhos...saudade!!Esse docinho me parece delicioso e se me conheço, ele não teria tempo para ficar melhor depois de alguns dias!rs...

    ReplyDelete