7.7.11

bolo de banana e nutella


Estou ficando com mania de bolo (e muffin) de banana - tenho um outro bolo que logo devo fazer. E nem posso dar a desculpa que havia bananas demais na fruteira porque desta vez eu comprei especialmente para este bolo - e tive que esperar uma semana inteira para elas amadurecerem de verdade. O bolo fica incrivelmente cheiroso, banana e Nutella se complementam que é uma beleza. A única ressalva é prestar atenção na doçura das bananas e talvez colocar mais açúcar, lembrando que açúcar mascavo não adoça tão bem quanto o refinado. Minha solução foi fazer gordice e passar uma fina camada de Nutella sobre a fatia de bolo ;) Receitinha deste blog.

1 xícara bananas amassadas
½ xícara açúcar mascavo
½ xícara iogurte
¼ xícara manteiga, derretida
2 ovos
2 xícaras farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
½ xícara Nutella

Pré-aqueça o forno a 175ºC, unte uma forma de bolo inglês de 23cm, e forre o fundo e laterais com papel manteiga. Na batedeira coloque as bananas, açúcar, iogurte, manteiga derretida e ovos. Bata até ficar bem misturado, cerca de 2min. Numa tigela peneire a farinha, fermento, bicarbonato e sal, misture. Aos poucos coloque a farinha na batedeira e bata somente até ficar homogêneo. Coloque metade da massa na forma preparada, e coloque às colheradas metade da Nutella, combine ligeiramente com um palito. Coloque a massa restante, e por cima a Nutella restante, faça a mesma coisa. Leve ao forno por 1h05, ou até um palito saiar seco. Deixe esfriar por 10min antes de desenformar.

12 comments:

  1. Hummm, deu água na boca!!!
    Fiquei imaginando o aroma!!!Que delícia!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  2. Adorei esta receita. Eu própria acabei de tirar agora do forno um bolo de banana, mas com cenoura. Não sabia que coberto lhe havia de pôr, mas acho que o de nutella fica mesmo bem.
    Um beijinho
    Patrícia

    ReplyDelete
  3. Tati,

    Eu também fiquei com água na boca, banana e nutella devem fazer mesmo uma ótima dupla, rsrs.

    Beijoca!

    ReplyDelete
  4. Tati, passa um certo tempo da vida e não precisamos dar desculpas de mais nada. Fiz porque quis, pronto. E ficou incrível! Receitas com frutas eu sempre provo in natura para depois adoçar. Mas a camada de Nutella mandou bem. Gordices sem fim...rsrs
    beijos

    ReplyDelete
  5. ESSE BOLO FICOU LINDO E BEM GOSTOSO COM CERTEZA.
    BJS

    ReplyDelete
  6. Gosto muito de bolo de banana e com a Nutella deve ser uma maravilha....

    Bjoka
    Rita

    ReplyDelete
  7. hummmm q maravilha!!!

    nutella é tudo de bom!!!

    acertou em cheio na combinação!!!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com/

    ReplyDelete
  8. Tati, nao compro mais nutella, pois vi que sou descontrolada. Nao consigo comer um pouquinho e pronto, como colheradas e em dois dias ja' era!
    Bolo de banana é um dos meus preferidos e o teu ficou divino.
    Bjo grande e tenha um ótimo fim de semana
    Léia

    ReplyDelete
  9. Ai, o que eu não daria por uma fatia (ok, duas) desse bolo. :D

    Sweetie, pq vc não gosta do Jamie Oliver's 30-Minute Meals? Fiquei curiosa.

    xx

    ReplyDelete
  10. Oi minha flor!
    Tenho uma 'enorme' queda por bolo de banana tb... e com nutella acho q vou ficar descontrolada...rsrs...
    Toda vez q faço bolo c manteiga me lembro logo dos seus...ficam leves e saborosos =)
    A toalha xadrez combina com um arraiá...e gosto de foto assim, com o sol entrando em casa.
    Preciso q suas fotos sejam maiores p eu 'colocá mais repáro' nos detalhes e aprender, claro =D
    Um bejim grande e tenha uma linda e abençoada semana!

    ReplyDelete
  11. Ai que deliciaaaa!
    Beijos,
    Alessandra Macedo
    http://cozinhadaleca.blosgpot.com

    ReplyDelete
  12. Ai,ai, fico uns dias sem vir aqui e olha só, agora tive que anotar várias receitas
    deliciosas...pudim,calzone, sorvete e esse bolo...hummm, adoro essa combinação de banana e chocolate!
    bj

    ReplyDelete