quinta-feira, 2 de junho de 2011

bolo mármore de banana


... ou bolo de banana marmorizado? Não sei, fiquei na dúvida. Mas uma coisa é certa: não aprendo nunca e estou sempre comprando mais bananas que consigo consumir. Pedi na feira meia dúzia, o moço sugeriu nove, eu aceitei. Resultado, as três bananas excedentes ficaram rolando na fruteira. O livro de receitas também ficou rolando pela sala, até que me deparei com a receita deste bolo. Olha, fica bem fofinho, pouco doce, desses bolos com vocação para acompanhar um chazinho à tarde. Ah, como diz na receita, vale a pena usar bananas bem maduras, daquelas com a casca já escura, o aroma e sabor da banana ficam bem mais pronunciados. Mais uma receita do The Art & Soul of Baking.

1 xícara bananas amassadas (cerca de 2 grandes, ou 3 médias)
¼ xícara buttermilk* (usei creme de leite)
2 colheres (chá) extrato de baunilha
2 xícaras farinha para bolo (cake flour**)
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) fermento em pó
¼ xícara cacau em pó
3 colheres (sopa) águar fervente, ou mais se necessário
225g manteiga sem sal, temperatura ambiente - não muito mole
1 xícara açúcar
2 ovos grandes, temperatura ambiente, ligeiramente batidos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês (23x12cm***), cubra o fundo e laterais com papel manteiga, deixando 3cm do papel para fora da forma (o bolo vai crescer e ultrapassar o limite da forma). Misture as bananas amassadas com o buttermilk e a baunilha, reserve. Numa tigela, peneire a farinha, bicarbonato e fermento, reserve. Numa outra tigelinha, coloque cacau + água fervente, misture até formar uma pasta, se ficar muito grosso, coloque mais água aos poucos. Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar um creme bem claro, quase branco, cerca de 4-5min. Adicione os ovos batidos, uma colher de sopa de cada vez, deixando incorporar a cada adição. Em seguida coloque um terço da mistura de farinha, seguido de metade da mistura de banana, mais um terço da farinha, a outra metade da banana e por fim, o terço final da farinha, lembrando sempre de esperar incorporar bem à massa antes de adicionar a próxima mistura. Desligue a batedeira, divida a massa por dois, e adicione o cacau diluído, misture bem. Coloque colheradas das massas branca e escura, alternando, como um tabuleiro de xadrez, com uma colher faça leves movimentos circulares, para combinar as duas massas. Leve ao forno por 55-65min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar sobre uma grade e só desenforme depois de frio.
* para fazer 1 xícara buttermilk, misture 2/3 xícara iogurte desnatado com 1/3 xícara de leite.
** para 1 xícara de farinha para bolo: coloque 2 colheres (sopa) amido de milho numa xícara medidora e coloque farinha de trigo até completar 1 xícara, misture.
*** fiz 2/3 da receita  e coloquei numa forma de 19 x 8cm.