2.6.11

bolo mármore de banana


... ou bolo de banana marmorizado? Não sei, fiquei na dúvida. Mas uma coisa é certa: não aprendo nunca e estou sempre comprando mais bananas que consigo consumir. Pedi na feira meia dúzia, o moço sugeriu nove, eu aceitei. Resultado, as três bananas excedentes ficaram rolando na fruteira. O livro de receitas também ficou rolando pela sala, até que me deparei com a receita deste bolo. Olha, fica bem fofinho, pouco doce, desses bolos com vocação para acompanhar um chazinho à tarde. Ah, como diz na receita, vale a pena usar bananas bem maduras, daquelas com a casca já escura, o aroma e sabor da banana ficam bem mais pronunciados. Mais uma receita do The Art & Soul of Baking.

1 xícara bananas amassadas (cerca de 2 grandes, ou 3 médias)
¼ xícara buttermilk* (usei creme de leite)
2 colheres (chá) extrato de baunilha
2 xícaras farinha para bolo (cake flour**)
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) fermento em pó
¼ xícara cacau em pó
3 colheres (sopa) águar fervente, ou mais se necessário
225g manteiga sem sal, temperatura ambiente - não muito mole
1 xícara açúcar
2 ovos grandes, temperatura ambiente, ligeiramente batidos.

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo inglês (23x12cm***), cubra o fundo e laterais com papel manteiga, deixando 3cm do papel para fora da forma (o bolo vai crescer e ultrapassar o limite da forma). Misture as bananas amassadas com o buttermilk e a baunilha, reserve. Numa tigela, peneire a farinha, bicarbonato e fermento, reserve. Numa outra tigelinha, coloque cacau + água fervente, misture até formar uma pasta, se ficar muito grosso, coloque mais água aos poucos. Na batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar um creme bem claro, quase branco, cerca de 4-5min. Adicione os ovos batidos, uma colher de sopa de cada vez, deixando incorporar a cada adição. Em seguida coloque um terço da mistura de farinha, seguido de metade da mistura de banana, mais um terço da farinha, a outra metade da banana e por fim, o terço final da farinha, lembrando sempre de esperar incorporar bem à massa antes de adicionar a próxima mistura. Desligue a batedeira, divida a massa por dois, e adicione o cacau diluído, misture bem. Coloque colheradas das massas branca e escura, alternando, como um tabuleiro de xadrez, com uma colher faça leves movimentos circulares, para combinar as duas massas. Leve ao forno por 55-65min, ou até um palito sair seco. Deixe esfriar sobre uma grade e só desenforme depois de frio.
* para fazer 1 xícara buttermilk, misture 2/3 xícara iogurte desnatado com 1/3 xícara de leite.
** para 1 xícara de farinha para bolo: coloque 2 colheres (sopa) amido de milho numa xícara medidora e coloque farinha de trigo até completar 1 xícara, misture.
*** fiz 2/3 da receita  e coloquei numa forma de 19 x 8cm.

16 comments:

  1. Que bolo lindo Tati, amo banana! Fiquei com vontade...ah minha dieta...
    Beijos,
    Fabi

    ReplyDelete
  2. que bela ideia..amei...banana é tudo de bom..bjus

    ReplyDelete
  3. Que belo bolo!!!
    E com bananas,hummmmm!!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  4. Tati querida, eu sou o contrário, compro as coisas a menos...o maridones é que alucina nessas horas e compra para um batalhão de gente.
    Estou com uns caquis na mesma situação das suas bananas, fico pensando se seria possível os substituir pelas bananas...vamos ver...
    Esses bolinhos de chá estão me apetecendo mais nesses dias frios, pois acompanham muito bem um chazinho. O seu está apetitoso.

    beijos

    ReplyDelete
  5. comprei bananas, esqueci na geladeira. sei nem se dá pra salvar...

    ;)

    ReplyDelete
  6. Tati,

    Tenho de confessar que este é novidade para mim (e olha que é raro que isto aconteça, rsrs). Mas que boa idéia, já estou copiando a receita!

    Um beijo e bom fim de semana, darling!

    ReplyDelete
  7. Adoro a combinação banana + chocolate! O bolo está com cara de cascudinho por fora e fofinho por dentro, do jeito que eu gosto!

    bjo tati!

    ReplyDelete
  8. Humm!!! Que delícia! Ótima receita!
    Beijinho!

    http://www.amenidadesdekelly.blogspot.com/

    ReplyDelete
  9. Ah, querida, eu faço isso também, compro um monte de bananas porque adoro comê-las in natura, mas só quando estão firmes, não gosto de banana madura (só pra baking). Dá pra congelar as bananas, viu? E depois usar para bolos, muffins, etc.
    Lindo o teu bolo, adoro banana e chocolate juntos!
    Beijo!

    ReplyDelete
  10. Tati, sobre o consumo de bananas, em casa é a mesma coisa! Compro uma dúzia na feira, tanto que os meus meninos já reclamam: Ah não, banana na lancheira de novo.. Kkkkk! E ainda tem 2 sobrando, ótima notícia ver esse bolinho hoje, amanhão tenho visitas e vou levar a receita!

    Beijo grande!

    ReplyDelete
  11. Tati,
    Aqui em casa, as bananas são devoradas pelo meu filho caçula.
    E vou tentar esconder elas para ficarem bem maduras, e fazer esse bolo, que ficou maravilhoso...
    imagina, as duas coisas que eu mais gosto banana e chocolate, juntas...hummmmm

    beijos

    ReplyDelete
  12. Que delícia, também sempre faço dessas, não resisto e compro mais do que consumo!rs...

    ReplyDelete
  13. Olá Tati!

    Passei para conhecer o seu espaço e retribuir a visita ao meu blog. Amei as suas receitas! Vou testar algumas delas em breve! Parabéns pelo blog super apetitoso!!! Vou estar sempre por aqui a partir de agora...

    Abração!

    ReplyDelete
  14. Querida Tati
    Muito obrigada pelo carinho enquanto estive de férias!
    Adoro biscoitos com aveia, tuas receitas me encantam!
    Bjim com muito karim
    Léia

    ReplyDelete
  15. Ops, fiz o comentário da receita acima aqui, desculpe-me!
    Minha fruta preferida é banana e gosto de tudo que leva essa delicia.
    Adorei a ideia do bolo marmorizado.
    Um abraço
    Léia

    ReplyDelete