Quando eu fico com um monte de receitas para testar e numa dúvida ainda maior sobre qual fazer primeiro, eu peço pro marido me ajudar. Pensava em bolo, cookie e outros docinhos com muita farinha e manteiga... aí ele me disse que queria algo cremoso, mesmo que fosse no recheio de torta. Logo pensei numa torta que há tempos quero fazer, mas quando vi a lista de ingredientes percebi que não tinha creme de leite em casa. Bom, a preguiça de ir ao mercado era maior que a fila de receitas e minha indecisão juntas. Olhei para a montanha de limões trazidos da feira, lembrei do saco de chocolate branco no armário e da receita deste pudim que tantas vezes cobicei, e não tive mais dúvidas: pudim! No mesmo dia que fiz, achei o pudinzinho com forte gosto de limão, já no dia seguinte em diante o sabor se atenuou bastante, ficando bem equilibrado, e apesar do montão de chocolate branco, acreditem, não fica muito doce. Receita do livrinho aqui.
2 xícaras leite (usei semidesnatado)
3 colheres (sopa) açúcar
raspas de 3 limões tahiti - usei dois, eram bem grandes
3 ovos grandes
170g chocolate branco, picado
calda:
½ xícara água
¼ colher (chá) cremor de tártaro
1 xícara açúcar
Numa panela coloque o leite, açúcar e raspas dos limões. Leve ao fogo baixo até abrir fervura, mexendo de vez em quando. Desligue e tampe a panela, deixando em infusão por 1h. Numa outra panela coloque água, cremor de tártaro e açúcar. Misture bem, e leve ao fogo, mexendo até dissolver o açúcar. Assim que o açúcar se dissolver, não mexa mais com colher, somente faça movimentos circulares com a panela, de vez em quando, até formar um caramelo dourado. Coloque um pouco do caramelo em potinhos - ou ramequins - e espalhe pelas laterais do potinho. O caramelo endurece rapidamente, eu preferi colocar o caramelo no potinho, espalhar, antes de colocar em outro potinho para não edurecer tudo. Reserve. Aqueça uma panela de água, pré-aqueça o forno a 170ºC, e coloque os potinhos preparados numa assadeira alta. Reaqueça a misura de leite. Coloque os ovos numa tigela média e bata ligeiramente com um fouet. Quando a mistura de leite começar a ferver, retire do fogo e coloque aos poucos sobre os ovos, batendo sempre com o fouet, cerca de ½ xícara de leite por vez. Em seguida acrescente o chocolate branco, e mexa até o chocolate derreter completamente. Passando por uma peneira, volte a mistura para a panela em que foi aquecida (eu uso uma leiteira), e então distribua entre os potinhos. Cuidadosamente coloque a assadeira na grade do forno e só então despeje a água fervente, enchedo até metade da assadeira, tomando cuidado para não espirrar na mistura líquida. Asse por 30-40min ou até que a borda do pudim esteja firme e o centro ainda meio balançando. Retire os potinhos imediatamente do banho-maria e deixe esfriar, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 4 horas. Para desenformar, vire sobre um prato, se ficar difícil passe uma faquinha nas laterais - nem todos os pudinzinhos precisaram da faquinha para desgrudar.
rendimento: 6 porções, coloquei em ramequins com capacidade para 60ml e obtive 7 pudinzinhos.
Marido de bom gosto, rsss
ReplyDeleteReceita diferente e super aprovada, claro!
Tati,
ReplyDeleteNão quero mais ser sua vizinha, vi sua foto c carinha de teen.Penso q no elevador (vc e seu cumpadi q deve ser namoradinho) ele c carinha de LuanSantana e calça côdiRestart e vc pedindo 'tia, aperta aê o andar' vai ser demais p meu botox! =] Acho q vou mandar minha filha comentar aqui...rs
Adorei a receita e jovem gosta mesmo de pudim, né...rsrs
A foto tá linda! E gostei dos morangos acima =]nos meus tempos de adolescente eu era assim tb, criativa! =D
Estou amando as mudanças.
Um bejim!
"tia" =)
Que bela receita!!!
ReplyDeleteEstá de dar água na boca!!!
Bjs...
Eu também sempre fico numa indecisão por causa das receitas que vou juntando, a gente que é blogueira parece que tem vício nisso né? Risos.
ReplyDeleteAdorei o pudim, ficou com uma apresentação linda.
Beijos
que maravilha de receita!!!um luxo só!!!amei êsse lindo pudim..bjus
ReplyDeleteOi Tati
ReplyDeleteSe pedir ajuda ao meu marido, faço somente receitas salgadas!
Adoro pudim, pois desmancha na boca.
A tua receita é muito especial!
Um abraço
Léia
Essa receita eu já fiz e fica uma delícia, Tati! Aliás, comprei o livro por indicação sua e adorei.
ReplyDeleteLindos!
xx
Só hoje já separei quase 10 receitas para testar... Todas padecemos do mesmo mal...rs!
ReplyDeleteUm pudinzinho de vez em quando vai muito bem.
Bjs.
hum, esse pudim deve ficar ótimo, já anotei a receita, e parabéns pela fotografia do blog.
ReplyDeletetem umas combinações que eu de princípio torço o nariz. toda vez que leio limão + chocolate, eu fico pensando que não rola... mas aí eu lembro do meu fudge de setecentas e trinta e nove mil calorias, e ele era de chocolate branco, limão e macadãmias e foi a coisa mais bonita que eu comi.
ReplyDeletequero pudim de limão agora!!!
=*
Oi, Tati,
ReplyDeleteQue delícia de pudim, este é dos requintados, rsrs. Há receitas que ficam mesmo melhores nos dias seguintes, esta com certeza, é uma delas.
Um beijo e bom dia!
Olá Tati, obrigada pela tua visita, vim conhecer a sua comida de quinta e gostei ;)
ReplyDeleteteus pudinzinhos estão com uma carinha muito gostosa!
Beijocas.
Aprovada esta receita! Muito boa, muito fresca, muito saborosa! AMEI.
ReplyDeleteBeijinho
Atitude Zen
Vc faz td parecer fácil, sabia? Adorei esta receita...
ReplyDeleteBj!
www.amenidadesdekelly.blogspot.com