30.6.11

calzone


Ah, calzones! Depois daquele episódio do Seinfeld, nunca mais consegui comer calzone sem me lembrar do seriado. Já havia tentado fazer em casa e a massa nunca me agradava muito. Até que num sábado à noite, sem vontade de comer a mesma pizza da pizzaria da esquina, achei a receita desta massa, era fácil, rápida e não custava nada tentar. Logo se transformou na minha massa definitiva para calzone. Achei que seria útil dividir com vocês. A foto foi tirada às pressas, sabe como é, na hora da fome...

¾ xícara água morna
2 tabletes (30g) fermento biológico fresco - usei 7g do seco
2 colheres (sopa) açúcar
½ colher (sopa) sal
2 colheres (sopa) azeite
2 ½ xícaras farinha de trigo

Numa tigela grande misture a água + fermento e deixe descansar por 1min. Adicione o açúcar, sal, azeite e 1½ xícara de farinha de trigo. Misture bem a massa, por uns 3min. Cubra e deixe descansar por 30min. Coloque a farinha restante, aos poucos, e sove a massa sobre uma superfície enfarinhada, até formar uma massa lisa e homogênea. Divida a massa em 4 pedaços, abra com um rolo, formando um círculo de aproximdamente 20cm, coloque o recheio sobre metade da massa, feche-a, dobre muito bem as extremidades, dobrando a massa por cima dela mesma, para selar e evitar o vazamento do recheio. Pincele com gema (se estiver usando molho de tomate no recheio, espalhe um pouco do molho, mesmo) e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, por 30min, ou até dourar. 
rende 4 porções, cada uma vale uma refeição.
Coloque o recheio de sua preferência, já fiz algumas vezes com pepperoni, queijo de cabra e molho de tomate, refogado de frango com catupury, de carne moída, mussarela, enfim, infinitas possibilidades!

20 comments:

  1. Tati, mais uma receita tua que quero testar. Também achei bem fácil.
    Um abraço
    Léia

    ReplyDelete
  2. Nossa, fácil mesmo! Gostei! beijos

    ReplyDelete
  3. Nunca confecionei e ando há tempos com vontade de experimentar. Espero que a massa me acerte.
    Um beijinho

    ReplyDelete
  4. Eu amo calzone!!!
    Adorei a receita!!!
    A massa parece ótima!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  5. Tati,

    Depois do Seinfeld eu também nunca mais pude ler ou ouvir a palavra 'calzone'sem me lembrar da série, rsrs. Tanto que quando li o título do seu post foi a primeira coisa que me veio à mente, e pensei até em fazer graça com o assunto, rsrs. Graça, à parte, eu vou já é copiar a receita, que deve ser mesmo muito boa, rsrs.

    Beijoca e boa tarde!

    ReplyDelete
  6. Tati, puxa, não assisti à esse episódio, fiquei "por fora"...rsrs
    Gostei da massa, anotei, nunca fiz Calzone em casa, bom começar pelo que deu certo.
    Gostei da foto, nessa época de friaca ou a gente tira foto logo ou come a comida muito fria. E aqui em casa, como tenho 2"crianças", minha filha de 14 e meu "filho" de 49 anos, os dois disputam o prato da foto que vai pro Caldeirão, que em fgeral é o mais produzido. Só falta sair no par ou ímpar.Carentes...rsrs
    beijos

    ReplyDelete
  7. Olá,
    Excelente receita. Vou querer testar com toda a certeza.
    parabens pelo blog.
    Abraço
    Atitude Zen - Receitas Saudáveis
    http://www.atitudezen.com/

    ReplyDelete
  8. maravilha de receita...tô levando comigo...bjus

    ReplyDelete
  9. Esses dias eu fiz calzone aqui em casa também!!! Mas fiquei tentada a testar essa receita, já que você disse que é sua preferida =D

    Beijos
    Lari

    ReplyDelete
  10. oh delicia!testarei na minha cozinha!!!
    dá uma passadinha pelo meu blog: deliciasdaisa.blogspot.com!

    ReplyDelete
  11. Obrigada Tati. Farei esta receita, em breve.
    Beijos!

    www.amenidadesdekelly.blogspot.com

    ReplyDelete
  12. Poxa achei que era bem mais difícil de fazer, gostei.
    Bjs

    ReplyDelete
  13. Adorei a receiota, que é bem simples e fácil de fazer!

    Bjos e ótimo fds!
    Dani

    ReplyDelete
  14. quero calzone!
    não sei porque, mas parece que eu só comui uma vez isso... me lembro do abuso de delícia que era aquele mooonte de queijo pelando saindo da massinha boa.

    que fome!

    e eu adorei os morangos... certeza que é a mesma foto? achei tão profissa. hahaha, aloka.

    =****

    ReplyDelete
  15. Oi Tati,
    Uma receita que tem tudo para ser uma delícia.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  16. Adoro!

    Vou já levando sua receita, se é fácil e sem firulas, tá pra mim!

    Um abraço pra você,
    Bom dia!

    ReplyDelete
  17. Nossa, faz um tempão que eu não faço calzone. Acho que está na hora de ir pra cozinha de novo.
    Bjs

    ReplyDelete
  18. Sou louca por Seinfeld mas acho que não me lembro deste episódio. Adoro calzone, Tati! Que lindos ficaram os teus.
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  19. Tati querida
    Gostei muito da frase que você me deixou, pensarei sempre nela!
    Um forte abraço
    Léia

    ReplyDelete
  20. Olha, amei a foto q foi tirada correndinho...gosto assim bastante...em formas, bem como nasceu a receita e não somente 'enfeitada'. A foto ampliada mostra bem a gostosura q deve ter ficado...minha cunhada faz e qdo vou p SP sempre tem e acho q fiquei preguiçosa p fazer em casa...rs E tb pq a receita é imensa e teria q distribuir p metade da cidade. A sua está no tamanho ideal p o tamanho aqui de casa =]
    Um bejim procê!

    ReplyDelete