quinta-feira, 9 de setembro de 2010

muffins de chocolate com lascas de amêndoas


Estes muffins são muito fáceis de preparar, não precisa de nenhum "pré-requisito culinário", basta a operação secos + molhados e tá pronto. Ainda são bem fofinhos e pouco doces, se quiser pode colocar chocolate ao leite para ficar mais docinhos, e em alguns reguei com um pouco de Baileys, e ficaram ainda melhores. Receita daqui.

2 xícaras farinha de trigo
1 ½ xícara açúcar
½ xícara cacau em pó
2 colheres (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) sal
1 ¼ xícara leite integral
2 colheres (sopa) óleo - usei de girassol
1 ovo
1 colher (chá) baunilha
1 xícara gotas de chocolate meio-amargo
2-4 colheres (sopa) lascas de amêndoas
açúcar granulado

Numa tigela grande misture a farinha, açúcar, cacau em pó, fermento, bicarbonato e sal. Noutra tigela média, misture o leite, óleo, ovo e baunilha. Combine as duas misturas, mexendo somente até incorporar. Adicione o chocolate. Coloque a massa em forminhas, polvilhe o açúcar e as lascas de amêndoas. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20-25min, ou até um palito sair seco.
rendimento: 18 muffins, em forminhas com capacidade para 1/3 xícara.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

homus


Passa muito tempo em que eu fico sem comer algo, aí de repente eu preparo e não quero saber de outra coisa. Ultimamente aconteceu isso com o humus, já é a segunda vez na semana que preparo, e acaba virando prato único! É realmente uma chatice ficar tirando casquinha de um por um do grão-de-bico, mas garanto que o resultando compensa.

1 xícara grão-de-bico
3 dentes de alho, retire o miolo
¼ xícara tahine
½ xícara suco de limão
¼ xícara água gelada
sal a gosto
azeite

Deixe o grão-de-bico de molho, de um dia para o outro. Cozinhe com um pouco de sal, e ainda morno, retire a casca. Coloque o grão-de-bico no processador de alimentos com os dentes de alho e mais um pouco de sal. Se for necessário, use um pouco da água do cozimento para deixar mais cremoso. Misture o tahine, suco de limão e água. Adicione ao purê de grão-de-bico e misture bem, acerte o sal e regue com um pouco de azeite. Cubra e leve à geladeira até o momento de servir.