2.9.10

homus


Passa muito tempo em que eu fico sem comer algo, aí de repente eu preparo e não quero saber de outra coisa. Ultimamente aconteceu isso com o humus, já é a segunda vez na semana que preparo, e acaba virando prato único! É realmente uma chatice ficar tirando casquinha de um por um do grão-de-bico, mas garanto que o resultando compensa.

1 xícara grão-de-bico
3 dentes de alho, retire o miolo
¼ xícara tahine
½ xícara suco de limão
¼ xícara água gelada
sal a gosto
azeite

Deixe o grão-de-bico de molho, de um dia para o outro. Cozinhe com um pouco de sal, e ainda morno, retire a casca. Coloque o grão-de-bico no processador de alimentos com os dentes de alho e mais um pouco de sal. Se for necessário, use um pouco da água do cozimento para deixar mais cremoso. Misture o tahine, suco de limão e água. Adicione ao purê de grão-de-bico e misture bem, acerte o sal e regue com um pouco de azeite. Cubra e leve à geladeira até o momento de servir.

8 comments:

  1. afe, eu AMO homus, amo amo.
    eu quase trouxe um pacote de grão de bico outro dia, mas era aquele a vácuo, sabe?
    aí preguicei com o preço, e não ia ter tahine e, e, e... não comprei.
    mas preciso, porque eu AMO essa pastinha.

    =***

    ReplyDelete
  2. Também adoro Humus! Faz muito tempo que não faço e seu post me deu uma super vontade! Vou tratar de comprar o grão de bico!
    Um abraço!

    ReplyDelete
  3. Eu adoro Homus, sempre faço e estoco em casa pra beliscar à noite quando não costumo comer refeições pesadas, apenas "belisquetes". É uma delícia!
    Beijinhos,
    Fabi

    ReplyDelete
  4. Hummm,deve ser realmente delicioso!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  5. Huumm, taí outro dos meus favoritos! Eu também passo muito tempo sem comer algo e, de repente, não como mais nada, rsrs.
    Na impaciência, eu ponho porções de grão-de-bico num pano de prato limpo, sobre a mesa, e vou esfregando o pano sobre eles, assim tiro a pele de vários (tá bom, mais de um, de um de uma vez, rsrsrs).

    Um beijo e boa tarde.

    ReplyDelete
  6. Tati, eu evito fazer homus justamente porque fico comendo o danado como se não houvesse amanhã. :)

    Fiquei com vontade agora!

    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  7. Tenho um blog de receitas em Ingles e gostaria de saber se você pode me ajudar
    fazendo parceria de link comigo,desde já muito obrigado,e parabéns pelo trabalho que você faz com
    seu blog,aguardo contato

    http://recipeblogchef.blogspot.com/

    Recipes

    Tenho outros blogs que talvez possam interessar a você também para parceria,dê uma olhada:

    Vida de bombeiro
    http://www.heroisdavida.blogspot.com/

    Fluzão
    http://fluzaoeterno.blogspot.com/

    Curiosidades
    http://centraldascuriosidade.blogspot.com/

    Mensagens
    http://centraldoamorvirtual.blogspot.com/

    Um grande abraço e fico aguardo e torcendo para que você aceite a parceria.

    Caso tenha interesse entre em contato pelo blog http://recipeblogchef.blogspot.com/ ou pelo email
    lmturl@gmail.com

    ReplyDelete
  8. homus é tudo de bom,adoro tambem.bjs

    ReplyDelete