31.8.10

amanteigados de pecãs


Por mais que eu seja fã de cookies enormes, cheios de gotas de chocolate e tudo mais... este é meu tipo de biscoitinho preferido: pequenino, crocante e desmancha na boca. Fiquei em dúvida se gostei mais da versão com amêndoas, ou destas com noz-pecã, acho que esta ficou ainda melhor. Ah, congelei uma parte da massa crua, e deixei em temperatura ambiente para descongelar, e ficaram igualmente crocantes depois de assado. Nunca tinha feito esse teste antes, deu super certo. Receita daqui.

1 xícara pecãs
¼ xícara açúcar
1 xícara menos 1 colher (sopa) farinha de trigo
¼ colher (chá) sal
pitada de canela (opcional)
8 colheres (sopa) manteiga, temperatura ambiente
1 colher (chá) extrato de baunilha
açúcar de confeiteiro, peneirado



No processador de alimentos, coloque as pecãs + 1 colher (sopa) açúcar e deixe o aparelho ligado até as pecãs ficarem finamente moídas. Retire do processador. Coloque a farinha, sal e canela, e pulse somente para combinar.  Coloque a manteiga, o açúcar restante e baunilha e processe por 30 segundos, ou até ficar bem combinado. Coloque as pecãs moídas à mistura e pulse rapidamente, somente até formar uma massa. Não deixe misturar por muito tempo, assim o biscoitinho ficará mais aerado e crocante. Envolva a massa em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas (no máximo por 2 dias).
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras com papel manteiga. Retire a massa da geladeira e faça bolinhas de aproximadamente 2 cm. Coloque as bolinhas na assadeira, não é necessário deixar muito espaço entre elas, pois elas não expandem muito. Asse por 12-15 min, ou até ficar levemente dourado e quase firme. Transfira para uma gradinha, para esfriar completamente. Antes de servir, passe os biscoitinhos pelo açúcar de confeiteiro.
rendimento: 32 biscoitinhos.