quinta-feira, 26 de agosto de 2010

barrinhas de limão e amêndoa

Faz tempo que estava morrendo de vontade de comer barrinha de limão, aí me deparei com esta receita que leva amêndoas tostadas. Juntou a fome com a vontade de fazer e fui pra cozinha prepará-las. Estas barrinhas é para quem gosta de sabores bem azedinhos, daquele de fazer careta enquanto come, e não conseguir parar de comer! Receita daqui.

massa:
2 xícaras farinha de trigo
¾ xícara açúcar de confeiteiro
½ xícara amêndoas sem pele, levemente tostadas
½ colher (chá) sal
20 colheres (sopa) manteiga, gelada e cortada em cubinhos

cobertura:
4 ovos grandes
1 ¾ xícara açúcar
½ colher (chá) essência de amêndoas
½ xícara farinha de trigo
¾ xícara suco de limão siciliano
¼ xícara açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma retangular de 20 x 30cm, cubra com papel manteiga (papel alumínio também serve), deixando cerca de 3cm do papel para fora da forma, formando alças, unte o papel.
No processador de alimentos, coloque a farinha, açúcar, amêndoas e sal, pulse até combinar, deixando pedaços de amêndoa. Adicione a manteiga e deixe o processador funcionando até formar uma massa homogênea. Pressione a massa na forma preparada, distribuindo uniformemente. Cubra com papel alumínio e coloque feijões crus, a fim de fazer peso sobre a massa. Leve ao forno por 25-30min, com cuidado, retire o papel com os feijões e deixe assar por mais 10-15min, ou até a massa dourar. Retire do forno e deixe esfriar completamente.
Prepare a cobertura, numa tigela média misture os ovos e o açúcar até ficar cremoso, adicione a essência de amêndoas e a farinha, misture novamente. Adicione então o suco de limão e mexa somente para incorporar. Coloque esta mistura líquida sobre a massa já fria, e leve ao forno novamente, desta vez pré-aquecido a 160ºC, por 30min, ou até a cobertura ficar firme e dourada. Deixe esfriar completamente antes de desenformar, levantando cuidadosamente as alças de papel. Corte as barras e polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.
As barrinhas duram por 2 dias em temperatura ambiente, e por até 5 dias na geladeira, embrulhadas em filme plástico.
rendimento: 12 barrinhas grandes, fiz meia receita numa forma quadrada de 20cm e obtive 9 barrinhas.