9.12.10

bolo caramelado de mandioca


Fiz este bolo para minha mãe, já que não leva nada de farinha, nem para untar a forma é necessário usar farinha de trigo! Fiquei meio desconfiada pois a mandioca é usada crua, mas deu super certo, fica com uma consistência quase de pudim, bem cremosinho. E gelado é uma delícia! A receita encontrei na embalagem do Doçúcar, aquele açúcar granulado da União.

bolo:
200ml leite
2 ovos
200ml leite de coco
800g mandioca crua, picada
80g queijo ralado
80g coco ralado fresco (se usar o seco, deixe hidratar com ½ xícara água fervente)
90g manteiga, amolecida
1 colher (sopa) fermento em pó
2 ½ xícara (400g) açúcar refinado

calda:
2 xícaras (380g) açúcar granulado
200ml água

Comece pela calda. Coloque numa panela o açúcar + água e leve para ferver, até formar o ponto de caramelo. Espalhe a calda sobre o fundo e lateral de uma forma redonda de furo no meio de 24cm de diâmetro*. Reserve.
Para o bolo, coloque no liquidificador o leite, ovos, leite de coco e mandioca e bata bem (fiz no processador, e deixei a mandioca bem picadinha). Numa tigela grande misture o queijo, coco raldo, manteiga, fermento e açúcar, mexa bem para a manteiga incorporar. Adicione aos poucos a mistura reservada. Coloque a massa na forma com o caramelo, e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC, o palito deverá sair seco, cerca de 1h. Desenforme depois de frio.
*fiz meia receita, coloquei numa forma redonda de 20cm, com furo no meio.

5 comments:

  1. Tati,
    Que bolo delicioso!
    adorei a mistura de textura do bolo, por dentro parece fofinha e por fora, bem cremoso.
    Nunca usei mandioca nas receitas de doces, e ainda mais cruas....
    fiquei curiosa.
    beijos

    ReplyDelete
  2. Que bolinho maravilhoso!!!Vc a cada hora aparece com estas gostosuras para nos deixar com água na boca!!!

    Bjs...

    ReplyDelete
  3. Uau,
    Tati, que espetaculo é esse!
    Por aqui nao encontro mandioca. E' um dos meus bolos preferidos e penso que nunca comi um tao maravilhoso quanto esse que voce fez!
    Tua mãe é uma mulher de sorte em ter voce como filha!
    Um grande abraço
    Léia

    ReplyDelete
  4. Tati, minha amiga, que saudades! E que bolinho delícia, Marcelo meu pequeno ia cair em cima! Adoramos bolo de mandioca!

    Beijos!

    ReplyDelete
  5. acho que nunca comi bolo de mandioca, mas essa caramelância toda já me deu coisas.

    quero, quero, quero.
    :D

    ReplyDelete