terça-feira, 14 de dezembro de 2010

muffins snickerdoodles


Acho que em cada um dos meus livros gringos de culinária tem uma receita de snickerdoodles, um biscoito de baunilha enrolado com uma mistura de açúcar e canela. Apesar da profusão de receitas, ainda não preparei o biscoito de nome esquisito, mas quando vi esta receita de muffins, fiquei muito curiosa para experimentar o bolinho. A parte de passar a massa no açúcar é meio chatinha, especialmente no momento de colocar na forminha, no entanto, depois de assado, compensa bastante o trabalho extra! Receita daqui.

1 xícara manteiga
1 xícara açúcar
2 colheres (chá) baunilha
2 ovos
¾ colher (chá) bicarbonato de sódio
¾ colher (chá) fermento em pó
¾ colher (chá) cremor de tártaro
¾ colher (chá) noz-moscada
½ colher (chá) canela em pó
1¼ xícara sour cream*
2 ¼ xícaras farinha de trigo
2/3 xícara açúcar + 2 colheres (sopa) canela em pó, misturados

Bata a manteiga + açúcar até ficar cremoso, por 3 min. Adicione a baunilha e os ovos, misture um a um, até incorporar. Numa tigela separada, misture a farinha, bicarbonato, fermento, cremor de tártaro, noz moscada e canela. Adicione esta mistura aos ovos, alternando com o sour cream. Com o auxílio de uma colher de sorvete pegue um pouco da massa (a quantidade deve ser cerca de ¾ da capacidade da forminha), passe-a pela mistura de açúcar e canela, coloque na forminha e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, até dourar e um palito sair seco.
*para o sour cream, misture 1 xícara de leite, ou creme de leite, com 1 colher (sopa) de limão ou vinagre de maçã.
rendimento: fiz meia receita acima e obtive 10 muffins, feitos em forminhas com capacidade para 1/3 xícara.

8 comentários:

  1. me deu vontade de experimentar e preguiça de fazer, como proceder???

    tem cara de fofinho. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Tati
    Nunca comi snickerdoodles e também fiquei curiosa com teus muffins!
    Um abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida!

    Hoje mesmo me ocorreu fazer os snickerdoodles cookies, pois ainda estou naquela de fazer biscoitos pra presentear, e chego aqui e encontro estas delícias! Claro que agora já quero fazer também os muffins, rsrs. Os seus ficaram lindos e - se a menor dúvida - DELICIOSOS!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  4. Tati,
    nunca ouvi falar nesses snickerdoodles, mas já gamei na receita.
    E sabe que tem receitas elaboradas que me dão preguiça, mas outras me deixam curiosas com o resultado, e nem preciso dizer que já estou anotando ela.
    beijos

    ResponderExcluir
  5. ¡Deliciosos!
    besos (dadá flavors)

    ResponderExcluir
  6. Cumadi,
    Poderia só polvilhar antes de assar? Daria o mesmo resultado? Pq não conhecia então nem tenho ideia...
    Deve ficar um cheirinho muito bom pela casa...com a chuvinha caindo agora... convidou demais!
    (se puder e souber se pode, responde aqui 'pliss' daí venho ler :)
    Um bejim procê!

    ResponderExcluir
  7. Vinni, dá pra polvilhar só antes de assar, aliás, pensei muito nisso enquanto brigava com a massa, rs. É que ele fica com mais gostinho de canela, com o bolinho todo envolto na casca de açúcar.
    beijão!

    ResponderExcluir