28.10.10

torta alla gianduia


Depois de uma certa idade, não lembro direito qual, meus aniversários passavam em branco por mim: vontade nula para comemorar, e por essas idiossincrasias inexplicáveis, eu adoro os aniversários dos outros. Daí que há alguns anos, meu único momento especial é escolher e fazer um bolo que seja inteiramente do meu agrado, só com coisas que eu gosto. Foi assim que nasceu este bolo de chocolate e avelãs. Devo dizer que este é um bolo para quem é tarado por chocolate! Acho que é um dos bolos mais "fortes" que já provei, um pedacinho de "dois dedos" já é mais que suficiente para saciar a vontade. E o melhor da história: o bolo fica mais gostoso com o passar dos dias, em casa durou quase uma semana e se manteve super úmido. Achei que se parece bastante com este, mas ainda melhor. A receita é deste livro da Nigella.

6 ovos, claras e gemas separadas
pitada de sal
½ xícara (100g) manteiga, amolecida
390g Nutella
1 colher (sopa) rum
½ xícara (130g) avelãs moídas
112g chocolate meio-amargo, derretido

cobertura:
112g avelãs sem casca
1/3 xícara creme de leite
1 colher (sopa) rum
112g chocolate meio-amargo


Bata as claras com o sal, até ficar firme, mas não muito seco. Numa tigela grande misture a manteiga e Nutella, mexa bem. Em seguida adicione as gemas, rum e avelãs moídas. Misture bem, e por último coloque o chocolate derretido. Pegue cerca de ¼ das claras em neve, e coloque na mistura de chocolate, mexa vigorosamente. Já o restante das claras, coloque em três vezes, misturando para incorporar - como se fosse mousse.  Coloque a massa numa forma redonda de 23cm*, untada com manteiga e forrada no fundo e laterais com papel manteiga, e untada novamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 40 min, ou até que as bordas da massa se desprenda da forma. Retire do forno, coloque numa gradinha para esfriar. Enquanto isso, prepare a cobertura.
Coloque as avelãs numa frigideira e deixe tostar, em fogo médio. É importante revirar sempre a panela, para as avelãs tostarem por inteiro. Também pode ser feito no forno. Uma vez tostadas, coloque sobre um pano, cubra e esfregue vigorosamente para as cascas se soltarem. Deixe esfriar.
Coloque numa panelinha o chocolate picado, creme de leite e rum, leve ao fogo para o chocolate derreter. Deixe esfriar um pouco, mexendo de vez em quando.
Desenforme o bolo, cubra com a ganache e espalhe as avelãs por cima.
*fiz 2/3 da receita, e coloquei numa forma redonda de 20cm de fundo removível, e a quantidade de massa foi exata para o tamanho do forma.