quinta-feira, 22 de julho de 2010

sorvete de baunilha


Esquentou um pouco e corri para fazer sorvete - apesar de gostar muito de sorvete no frio. Mas não queria acumular mais claras, então escolhi fazer este, estilo Filadélfia. Pode-se fazer só com o creme de leite, eu preferi colocar um terço de leite integral. Fica muito bom com esta calda de caramelo, vai por mim! Receita daqui.

500ml creme de leite fresco
250 ml leite integral
¾ xícara de açúcar (150g)
pitada de sal
1 fava de baunilha, cortada no sentido do comprimento
½ colher (chá) extrato de baunilha

Coloque numa panela 250ml do creme de leite, açúcar, sal e a baunilha, já com as sementinhas raspadas e adicionadas à mistura, coloque a fava também, e leve para aquecer, não é necessário ferver. Despeje o líquido numa tigela e adicione o creme de leite restante, o leite e o extrato, misture bem, cubra e leve à geladeira por algumas horas. Depois de gelado, retire a fava, e coloque a mistura na sorveteira seguindo as instruções do fabricante.

16 comentários:

  1. Oi querida
    O calor aqui esta' grande e tomo sorvete todos os dias, pois amo.
    Gostei muito da tua receita com a calda de caramelo, o aspecto me fez salivar!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  2. Que sorvetinho bom!!! O tempo esquentou por aqui também...é uma ótima pedida!
    E com essa calda de caramelo por cima, perfeito!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  3. tô gripada. :(

    sem sorvete pra mim.
    mas o caramelo eu posso, eeeeeeeeee.

    beijo de quinta.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tah!
    Por vezes me sinto assim...como se eu q tivesse fora do lugar :/
    e penso q vou seguir seu conselho, guardar o texto p ler depois...
    pq no calor das emoções as palavras saem, mas eu q preciso mais delas, preciso escutar mais... :}
    ...dias hormonais, né minha amiga?!
    Se tocou o seu coração, já valeu a pena! Nem q seja um tiquin só...:]
    Um bejim daqueles bitélo procê, viu?!

    ResponderExcluir
  5. (desculpa, falo mais q a nêga do leite :)
    e esqueci de comentar sobre esse sorvetin...tudibão!
    ...estilo Filadélfia deve ser algo mto chique, né?! E com cara de muito bom...
    a fava da baunilha ficou linda...pontinhos pretos, mas esse potin da cor do caramelo é lindo demais! =)
    Um bejim, tá Tah?! :}

    ResponderExcluir
  6. NOssa que delícia, eu amo sorvete no verão no inverno, qualquer época do ano!!!E no inverno é melhor pq demora p/ derreter!!!kkk....É a minha cobertura preferida!!!

    BJs...

    ResponderExcluir
  7. NOssa que delícia, eu amo sorvete no verão no inverno, qualquer época do ano!!!E no inverno é melhor pq demora p/ derreter!!!kkk....É a minha cobertura preferida!!!

    BJs...

    ResponderExcluir
  8. Tati,
    Os seus sorvetes ficam maravilhosos, dá vontade de enfiar a colher neles, rsrs. Eu não tenho a menor dúvida de que essa calda de caramelo melhora muito o sabor deles, sobretudo desse de baunilha!

    Beijinho

    ResponderExcluir
  9. (fiz os bolinhos, de um jeito meio estranho, hihi. e eles ficaram nham nham demais... obrigada por mais uma receita à prova de Quéroul!
    beijo)

    ResponderExcluir
  10. Tati, ainda não provei os sorvetes estilo Filadélfia do livro dele, pois achei que não ficariam tão bons quanto os feitos com base de custard. Que bom ter a sua opinião - vou tetstar!
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  11. Tati,
    Ta aí, uma receitinha que nunca testei: sorvete
    Acabamos nos acostumando com aqueles do supermercado, mas acho que o caseiro deve ficar divino, ainda mais com fava de baunilha e essa caldinha.
    Delicia
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Tati, eu adoro sobremesas com sorvete no frio, no calor, na chuva, no sol...rs. Adorei a sua receita, não conhecia assim sem as gemas. Essa sua calda ja esta anotadíssima para eu fazer, até salivo imaginando o sabor....humm

    Bjo gde, Dani :)

    ResponderExcluir
  13. Tati, eu nunca experimentei o estilo Filadélfia do de baunilha.. Mas eu estou desconfiada de que prefiro esses sem as gemas, sempre os acho mais leves. Os de base custard são pesados e um pouco mais gordurosos para meu paladar.. Amei a calda!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  14. Passa lá no meu cantinho, tem um selinho p/ vc!!!

    BJs...

    ResponderExcluir
  15. Oi!

    Essa receita deve ficar mesmo uma delícia, mas tenho uma dúvida que talvez você possa ajudar.
    Como poderia substituir o leite nessa receita? Não posso utiliza-lo!
    Obrigada! Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi, May! Talvez você poderia utilizar o leite de soja, no lugar do leite. Mas o sorvete provavelmente não ficaria tão cremoso, pois nos sorvetes caseiros é a gordura do leite/creme de leite que assegura a cremosidade. Por outro lado, o uso de emulsificante poderia contornar isso. Mas nunca testei. Se você fizer, me conta depois?
    beijos!

    ResponderExcluir