15.7.10

bolo de maçã com calda de caramelo


Com o frio dos últimos dias, logo lembrei deste bolinho, nada mais confortante. É mais um daqueles bolos que não precisa de batedeira, mas desta vez eu usei porque estava com preguiça, e a coitada anda esquecida dentro do armário. E ainda sobre o bolo, para o meu paladar achei um tanto doce, colocaria menos açúcar, e a calda de caramelo fica bem mais saborosa morninha. Receita daqui.

bolo:
1 xícara manteiga, temperatura ambiente
2 xícaras açúcar
2 ovos grandes, temperatura ambiente
4 xícaras maçãs cortadas em pedacinhos (cerca de 3-4 maçãs, usei a gala)
1 ¼ xícara farinha de trigo
¾ xícara farinha de trigo para bolo (cake flour*)
2 colheres (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) canela em pó
½ colher (chá) sal
¼ colher (chá) noz moscada, moída na hora
pitada de cravo em pó
½ xícara macadâmias tostadas (pode ser pecãs ou nozes)

calda de caramelo:
1 1/3 xícara açúcar
2/3 xícara água morna
1 ½ xícara creme de leite fresco
1 colher (sopa) manteiga sem sal
¼ colher (chá) sal


Aqueça o forno a 175ºC. Unte uma forma retangular de 30x20cm**. Peneire e misture as farinhas, bicarbonato, canela, sal, noz moscada e cravo. Na tigela da batedeira coloque a manteiga e o açúcar e bata até ficar fofo e cremoso. Coloque os ovos, um a um, batendo bem a cada adição. Aos poucos, coloque a mistura de farinha e bata somente para incorporar. Desligue a batedeira e coloque as maçãs picadinhas. Coloque a massa na forma (é uma massa pesada), e por cima distribua as macadâmias tostadas (tostei numa frigideira anti-aderente). Leve ao forno por 40min, ou até um palito sair seco. Desenforme depois de frio, corte em pedaços coloque a calda de caramelo por cima no momento de servir.
Para a calda, coloque numa panela o açúcar + água. Leve ao fogo médio, mexa de vez em quando até o açúcar dissolver, depois de uns 2 min, a mistura começará a ferver, então não mexa mais com a colher, somente gire a panela até o açúcar começar a queimar. Quando a calda escurecer, desligue o fogo e coloque a manteiga e o creme de leite, cuidado que irá subir uma fumaça alta, então adicione o sal. Mexa vigorasamente até a mistura ficar homogênea. Se ainda permanecer pelotas de caramelo, leve ao fogo novamente, desta vez mexendo sempre, até o caramelo derreter. A calda pode ser armazenada na geladeira, somente aqueça quando for usar.
*para 1 xícara de farinha para bolo, coloque numa xícara medidora 2 colheres (sopa) amido de milho, complete com farinha de trigo e misture.
** Fiz meia receita e coloquei numa forma redonda de 20cm, com o fundo removível.

15 comments:

  1. Amiga, me maravilha! Nossa, preciso fazer essa receita com urgência, é um sonho!
    Parabéns
    Um grande abraço
    Léia

    ReplyDelete
  2. Um espetáculo de bolo Tati!!! Eu amo maçãs e os bolos muito recheados e muito doces não me atraem, mas este com maçãs é bem do jeitinho que eu gosto!
    Parabéns, ficou lindão!
    Bjinhos

    ReplyDelete
  3. TATIANE (sobrenome completo, que nem mãe gritando!).
    Isso é um atentado violentíssimo a qualquer coisa. Certeza que tá no Código, vou procurar.

    putz grila! que bolo lindo com cobertura linda e macadâmias lindas (que eu re-experimentei e achei TUDOÁM na vida!).
    lindo. vou copiar.

    beijo

    ReplyDelete
  4. Tati!! sensacional!! só o bolo sem a calda ja é uma tentação!! Amei essa receita! bjao Fe;)

    ReplyDelete
  5. Oi, Tati,

    Huumm a foto me fez desejar comer essa fatia, rsrs. Eu já fiz o caramel apple cake da The Pioneer Woman e achei muito bom.

    Beijinho.

    ReplyDelete
  6. A foto está de babar!!!
    Delícia!!!
    Bjs...

    ReplyDelete
  7. Opa!!!
    Isso sim é um bolo de maçã!!!!
    Meu Deus, que arraso!!!
    Bárbaro, amei!
    Foi pra lista, of course!!!

    ReplyDelete
  8. Tati,
    Que tentação está esse seu bolo!
    Não sei o que mais me chamou a atençao, se foi essa calda maravilhosa, ou as macadamias tostadas por cima do bolo....
    receita anotada!
    beijos

    ReplyDelete
  9. Tati, que perdição essa foto! E esse bolo!!! Só ele já seria um espetáculo, agora, com uma caldinha de caramelo por cima...sensacional!
    Ótima receita!
    Beijocas,
    Thais

    ReplyDelete
  10. Tati do céu, que bolo lindo! Tô babando aqui na cobertura de caramelo, afe!
    Vc tem usado bastante esse livrinho, né? Já pensei em comprá-lo por sua causa. Mas eu adoro usar a minha batedeira... será que dá certo? :)
    Sempre falo pro João que no caso de incêndio as três coisas que eu salvaria seriam a Kitchen Aid, a minha máq. fotográfica e o secador de cabelo! :)
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  11. Tati, tati, qto tempo que não venho aqui e quanta coisa lindaaa! Esse bolo, o crumble de peras que tá apetitosissimo, a galette rustica e charmosa, enfim!

    Deii uma sumida de um mes por causa do trabalho final da facul mas to de volta!
    E é bom voltar e ver esse monte de coisa boa!

    bjones e bom fds!

    ReplyDelete
  12. Tatiane obrigada pela visita na Casa der Farinha, tbm não conhecia o seu blog e simplesmente eu adorei!!! Já estou te seguindo!
    Bjks
    Dani

    ReplyDelete
  13. Nossa Tati!

    Fiquei com água na boca!

    Como estou de dieta, não vou poder fazer agora...mas a receita já tá anotadíssima!

    Beijocas!

    ReplyDelete
  14. Esta calda esta piscando pra mim!

    Que delícia Tati.

    Bjo gde, Dani :)

    ReplyDelete
  15. Tati, que belezura de bolo!!!! Até eu - não amante fervorosa de maçãs - estou aqui, babando...

    Beijos!

    ReplyDelete