29.6.10

crème brûlée de maracujá


Depois da aquisição do maçarico - brinquedinho muito legal, agora só tiro pele do tomate com ele - inventei de querer experimentar todo tipo de crème brûlée, este de maracujá, do Trem Bom logo foi para o topo da minha lista. Bom, saíram algumas coisinhas diferentes, mudei o modo de preparo, com base na outra receita, acho que o creme fica mais aveludado; e por pura desatenção coloquei todo o açúcar junto com o creme de leite (era metade para o creme e a outra metade para queimar depois), fiquei com receio de ficar muito doce, porque a única coisa que estraga um doce é excesso de açúcar, mas não ficou tãão melado como imaginava.

450ml creme de leite fresco
100g açúcar
6 gemas
100ml polpa de maracujá (usei 3)

Numa panelinha leve para aquecer metade do açúcar e o creme de leite, até quase ferver. Numa tigela média bata ligeiramente as gemas. Coloque o leite aquecido sobre as gemas, um pouquinho por vez, e misture bem, até derramar todo o leite. Adicione a polpa de maracujá e misture bem. Passe a mistura por uma peneira e coloque numa jarra. Distribua a mistura por potinhos, coloque-os dentro de uma forma alta, e encha de água quente até ¾ dos potinhos. Com cuidado leve ao forno pré-aquecido a 160ºC, por 30min, ou até ficar opaco, mas ainda com o centro líquido (o creme continua cozinhando depois de desligar o forno). Retire da assadeira e deixe esfriar até à temperatura ambiente. Cubra os potinhos com filme plástico e leve à geladeira no mínimo por 4 horas. Polvilhe o açúcar restante sobre cada potinho e queime com um maçarico, leve à geladeira por 10 min antes de servir. Não queime o açúcar com mais de 1 hora de antecedência, pois perderá a crocância.
rendimento: 7 ramequins com capacidade para 1/3 xícara.

15 comments:

  1. Meu maçarico desapareceu na mudança acredita? E eu só tinha usado uma vez!
    Preciso de outro!
    Fiquei encantada com essa receita! Amo maracujá! E essa foto está maravilhosa!
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Chiquérrimo!!!

    Uai, tendo todos os apetrechos, inclusive os maracujás...por que não fazer?

    Porque tô trabalhando que nem louca!!! Rsss...mas vou arranjar tempo... preciso provar isso!!!

    Um abraço,
    Renata

    ReplyDelete
  3. Querida Tati
    Me encanta crème brulée, mas com maracuja' deve ser de comer ajoelhada! Infelizmente nao acho maracuja' aqui.
    Parabéns amiga, és um verdadeira cuoca.
    Bjim com muito karim
    Léia

    ReplyDelete
  4. Tati, fiquei curiosa....eu quero!

    Bjo gde, Dani :)

    ReplyDelete
  5. Que espetáculo de receita!!! Sou louca por maracujá e por creme brulee. Juntar os dois...delícia!!!
    Amei e já anotei a receita.
    Beijos,
    Thais

    ReplyDelete
  6. ficou muito lindo o seu tambem..eu tinha visto na valentina!!deve ter ficado com um saborrrrr..eu amo maracujá...bjus

    ReplyDelete
  7. Eu quero fazer esta receita também, Tati - adoro tudo com maracujá e as receitas da Tina sempre dão certo, são ótimas.
    Que bom saber que vc gostou!
    Beijo, querida!

    ReplyDelete
  8. Esse ainda não provei! Adoro frutas ácidas... Deve ficar delicioso!

    Beijos!

    ReplyDelete
  9. Tati,
    Essa é uma sobremesa que nunca fiz.
    Mas vou anotar e testar com certeza.
    Só me falta o maçarico, mas sempre adoto a frase: se não tem tú, vai tú mesmo....
    vou arriscar com o grill do meu forno, depois eu posto o resultado..kkkk
    beijos

    ReplyDelete
  10. Creme brulee já é covardia, de maracujá então... Amazing!
    Beijo,
    Dani

    ReplyDelete
  11. Se creme brûlée simplesinho já é delicioso, esse deve ser maravilhoso!

    Beijinho e boa tarde

    ReplyDelete
  12. Que delicia de maracuja ainda...

    ReplyDelete
  13. ah..eu fiz tambem..é amei..bjus

    ReplyDelete
  14. Eu experimentei pela primeira vez preparar o Crème Brûlée e ADOREI!!! Vi essa receita e fiquei com muita vontade de experimentar esse novo sabor... Levei a receita comigo...
    Grande beijo, Irene

    ReplyDelete