quinta-feira, 20 de maio de 2010

crème brûlée de baunilha


Este é o meu primeiro - de muitos, espero e se meu colesterol deixar - crème brûlée, e quero fazer todos que a Patricia já postou! Resolvi começar pelo tradicional de baunilha, e devo falar que a pamonha aqui não sabia que podia reaproveitar fava usada em cremes para fazer açúcar baunilhado, achava que precisava de uma fava novinha. Não costumo usar muita baunilha, mas fiquei triste com o tanto que já joguei no lixo...

Para o açúcar caramelizado por cima, andei lendo algumas alternativas ao maçarico, nenhuma delas testada. No livro da Donna Hay, ensina colocar o açúcar por cima do creme deixar por 2 min, colocar os potinhos numa assadeira, espalhar cubos de gelo em volta dos potinhos, e levar ao forno, com o grill pré-aquecido, por 2-3 min ou até o açúcar derreter e ficar dourado. Já no livro de onde tirei a receita, é sugerido fazer este gradeado de caramelo, como na foto abaixo, usando um garfo e guardar num pote até o momento de servir, e para quem não tiver Silpat, pode usar uma folha de papel manteiga borrifada com óleo de canola. Deve ficar bonitinho! Mas acabei comprando um mini-maçarico, sai bem mais barato se comprar em lojas de ferramentas do que em lojas culinárias; e eu que tenho medo de fogo achei bem divertida a brincadeira. Receita e foto abaixo daqui.


crème brûlée:
3 xícaras creme de leite fresco
½ xícara açúcar
1 fava de baunilha
9 gemas grandes

Coloque o creme de leite e o açúcar numa panelinha, abra a fava de baunilha no sentido do comprimento, e raspe as sementes com uma faquinha, misture tudo ao creme, inclusive a fava. Leve ao fogo, mexendo de vez em quando, até levantar fervura. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 30 minutos. Pré-aqueça o forno a 160ºC, coloque a grade do forno no centro. Reaqueça a mistura, até começar a ferver. Numa tigela média, misture as gemas. Coloque ½ xícara da mistura quente junto as gemas e misture bem, quando estiver bem misturado, coloque mais ½ xícara. Lentamente coloque o restante da mistura quente sobre as gemas e misture. Passe a mistura por uma peneira e coloque numa jarra. Retire a fava de baunilha - não esqueça de lavar, secar e usar para fazer o açúcar baunilhado. Coloque a mistura nos potinhos, e leve todos os potinhos para uma assadeira alta, coloque água quente (não fervente) na assadeira, até cobrir metade dos potinhos. Cubra a assadeira com papel alumínio, mas não deixe o papel grudar no creme. Leve ao forno por 30-50min, ou até que o creme esteja seco nas beiradas e ainda líquido no centro (o creme continua assando mesmo com o forno desligado), dê algumas batidinhas no potinho para testar. Retire da assadeira, e deixe esfriar até que chegue a temperatura ambiente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou de uma dia para o outro. Para caramelizar, coloque cerca de 2 colheres (chá) de açúcar em cada potinho, e só caramelize antes de servir, ou no máximo 1 hora antes.
rendimento: 8 porções, fiz 2/3 da receita acima e consegui 6 ramequins.

Foi bom e acabou

11 comentários:

  1. Uau Tati, que delícia!!!! Nunca experimentei creme brulée, mas acho linda a apresentação!

    O seu está lindo, adorei!!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Ai, que pecado, Tati!
    Eu to com a boca cheia d'agua aqui!
    Preciso comprar um maçarico pra poder fazer tb!!! Qto c pagou??
    Adorei a foto do pitinho vazio com pintinhas de baunilha!!!

    Um bjo pra vc! :D

    ResponderExcluir
  3. Tati, eu tô tentando ser light ok? Dá para parar de me torturar?
    Que coisa linda ficou!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Querida Tati
    Adoro crème brûlée, mas nunca fiz.
    As receitas da Patricia sao mesmo show!
    O teu crème brûlée me deu agua na boca so' de olhar, tem razão de ter deixado o potinho vazio, vazio!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  5. Ai, Tati, também fiquei curiosa com o preço do maçarico... Faz tempo que quero um, mas achei os culinários muito caros! Experimentei Crème Brûlée na semana passada, mas me decepcionei, acho que foi mal preparado... O seu está lindo, bem como eu imaginei que deveria ser!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. entrei em sofrimento aqui ao saber que vc dispensou algumas favas...

    mas esse crème tá uma belezinha, hein? maçarico tá na minha lista de bens futuros, porque eu PRECISO ter emoções amélie poulain.

    =******

    ResponderExcluir
  7. Que delícia que é quebrar a 'casquinha' caramelizada e mergulhar a colher no creme perfumado! Hoje mesmo, depois de preparar um filé au poivre, estive pensando que não publico sequer 1%dos pratos que preparo. Nunca publiquei sequer um crème brûlée, rsrs. A visão do seu me deu vontade de fazer um.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  8. ...e eu q nem sabia tb...ainda bem que cê ensinou =)
    tenho guardadinha na geladeira...mas por acaso, né?!
    hum...eu sempre fui meio incendiaria na infância...devo acertar com esse táar de maçarico ;]...isso se não torrar primeiro a vasilhinha, né...
    lindo o seu ramequin azul, viu?!
    Um bejim...
    da Vinni

    ResponderExcluir
  9. Bem-vinda ao mundo da pirotecnia, querida! :)
    Cá entre nós, me divirto horrores tocando fogo por aí com o meu maçarico. :)
    Ficou lindo o teu brûlée! E ando namorando esse livro aí...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa estou aqui babando eu amo tudo de baunilha!!!Ficou lindo!!!

    Bjs...

    ResponderExcluir
  11. HA MAIS É TÃO FACIL FAZER, UM DIA VC TOMA CORAGEM E FAZ OS SUSHIS...O LEGAL QUE FICA BARATO E RENDE...PQ QQ LUGAR QUE VC VAI COMER É SEMPRE CARO E VEM POUCO RSRS....TEM FESTA AKI TEM SUSHI...RS...E ESSE CREME TA COM UMA CARA HEIN....DELICIOSA....BJOS

    ResponderExcluir