quinta-feira, 1 de julho de 2010

cookies de macadâmia e chocolate branco


Esta é a primeira vez que experimento macadâmias, são realmente deliciosas e combinam lindamente com chocolate branco. Infelizmente as macadâmias me provocam enxaqueca, e eu só posso comer bem de pouquinho. Ainda tenho um outro tanto esperando coragem para eu preparar algo de novo com elas, e para quem tem macadâmias estocadas, pode guardá-las por semanas na geladeira e por alguns meses no freezer, para não ficar com aquele "ranço" por causa do óleo. Receita daqui.

1 xícara manteiga
¾ xícara açúcar mascavo claro, aperte bem na xícara para medir
½ xícara açúcar refinado
2 ovos
½ colher (chá) extrato de baunilha
½ colher (chá) essência de amêndoas
2 ½ xícaras farinha de trigo
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
½ colher (chá) sal
1 xícara (73g) macadâmias, picadas grosseiramente
1 xícara (96g) chocolate branco, picado grosseiramente

Pré-aqueça o forno a 175ºC. Numa tigela grande bata a manteiga e os açúcares, até ficar cremoso - não bata demais, 2 min é suficiente. Coloque os ovos, um a um, misture a baunilha e essência de amêndoa. Combine a farinha, bicarbonato e sal, e então gradualmente incorpore à mistura. Por último coloque a macadâmia e o chocolate branco. Coloque colheradas da massa numa assadeira forrada com papel manteiga (usei colher de sobremesa). Asse por 10min, ou até dourar.
rendimento: fiz meia receita e obtive 22 cookies.

15 comentários:

  1. Sou louca por macadâmias, não tão fã assim de chocolate branco... Mas, realmente, acho que a combinação dos dois deve ficar "dilícia"! Adoro cookies com essa carinha de crocante por fora e molinho por dentro...Humm...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Querida Tati
    Experimentei macadâmia a primeira vez ha' 2 anos e depois disso nao comi mais! Também achei deliciosas.
    Engraçado você falar da enxaqueca, pois minha mae usou um hidratante de macadâmias e teve uma alergia terrível, o médico a proibiu inclusive de comê-las!
    Adorei a receita, cookies com chocolate branco ja' é bom demais.
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  3. acho que experimentei macadâmias há pouco tempo, e não fiquei muito amiga da textura dela... é meio molenguinha, macia demais pruma nut.
    mas vai que eu experimentei troço errado e acho que é macadâmia, né? porque vejo receitas deverasmente apetitosas juntando ela e o chocolate branco...

    um dia, quem sabe.
    =***

    ResponderExcluir
  4. Sempre que faço cookies, adoro todos. Não tem comparação com os industrializados. Achei os seus lindos, pena não encontrar macadâmia por aqui. Passei por aqui por acaso e gostei do seu cantinho. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Super cookies caseiros!!!

    As macadamias são as minhas castanhas preferidas...bem mais leves e neutras que todas as outras...

    Divinos os cookies,amei!

    ResponderExcluir
  6. Menina, seus cookies ficaram com um aspecto super 'profissa', lindos mesmos. Com esses ingredientes devem ter ficado saborosos. Vou levar essa receita (mais uma, rsrs).

    Beijinho e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  7. Faz um tempo que estou com vontade de provar macadâmia.Depois desse seu cookie a vontade aumentou mais ainda.
    O cookie está perfeito. Arrasou!
    Beijão

    ResponderExcluir
  8. Eu provei macadâmias pela primeira vez depois que comecei a blogar, Tati, e adorei - aliás, que pena que você não pode comer (muitas) macadâmias... :(
    Já fiz uns cookies parecidos com esses e foi um sucesso total, o pessoal do trabalho amou.
    Lindos!

    ResponderExcluir
  9. Lindos os seus cookies!!!E este crème brûlée de maracujá ,amei logo,logo estarei comprando um mini maçarico!!!

    Bjs...E depois deste tempo sem aparecer por aqui, só tem delícias!!!

    ResponderExcluir
  10. Tati, ótima receita! Passe lá no meu blog, tem receita sua postada.

    Bjo gde, Dani

    ResponderExcluir
  11. Oi Tati, que receita delicinha!
    Amo chocolate branco!!! Acho que a combinação deve ficar ótima , com macadâmia...Vou tentar em breve :)
    bjoka

    ResponderExcluir
  12. Tati, amei seus cookies!!! Tô na dúvida do que gosto mais: chocolate branco ou macadâmia! hahaha...juntou os dois, pronto! Delicioso!
    Beijinhos,
    Thais

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não provei, mas tenho várias receitinhas com o fruto. Ficaram muito apetitosos esses cookies!

    ResponderExcluir