terça-feira, 6 de julho de 2010

muffins de chocolate e passas ao rum


Gostei muito destes muffins, fica bem fofinho e pouco doce, sem contar que faz tempo que não preparava nenhum muffin. A receita  é do Pecado da Gula, e fiz algumas substituições com base nas observações da Akemi. Mesmo com meia receita, consegui uma dúzia de muffins - pra mim é bastante - então coloco a receita pela metade com as minhas adaptações.

85g passas escuras
¼ xícara rum escuro
1 ¼ xícara farinha de trigo com fermento*
25g chocolate em pó
60g açúcar refinado
60g açúcar mascavo
75g gotas de chocolate meio-amargo
60g manteiga, derretida
125ml iogurte integral
1 ovo

Coloque a passa e o rum para macerar, de preferência de um dia para outro. Numa tigela média misture a manteiga, iogurte e ovo. Numa tigela grande peneire e misture a farinha, chocolate em pó e os açúcares. Coloque as gotas de chocolate. Na mistura de líquidos, adicione as passas com o rum. Combine as duas misturas, mexendo somente para incorporar tudo, não bata demais. Coloque a massa em forminhas, até encher ¾ da capacidade das forminhas. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, por 20min, ou até o palito sair seco.
rendimento: 12 muffins, em forminhas com capacidade para 1/3 xícara.
*para 1 xícara de farinha de trigo, coloque 1 colher (chá) fermento em pó, ¼ colher (chá) bicarbonato de sódio e ¼ colher (chá) sal.

14 comentários:

  1. que lindicos.

    gosto tanto de ver os bolinhos assim, retinhos. minhas forminhas ainda abrem todas, porque eu não tenho a forma mágica de bolinhos.

    mas vejo que esses dias estão para terminar (y).

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Que espetaculo de muffins, adoro tudo com passas ao rum. Também estou sempre reduzindo as medidas por sermos dois.
    Irei anotar a receita, pois quero experimentar.
    Bjim com muito karim
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Tati adorei esses muffins!!
    O maridao vai amar!!
    bjs Fe;)

    ResponderExcluir
  4. Ficaram lindos!!!
    Sobrou álgum???Guarda p/mim!!!rsrs

    Bjs...

    ResponderExcluir
  5. Passas ao rum e chocolate é covardia!!! Que fofos que ficaram!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Que receita boa!!!!! Adorei a idéia de colocar iogurte na massa. Deve ficar bom demais! E passas com chocolate...sensacional!!
    Beijinhos,
    Thais

    ResponderExcluir
  7. Já fiz muffins com passas ao rum mas não com chocolate junto - adorei a idéias, Tati! Ficaram lindos.
    Há tempos não encontro gotinhas pra comprar, ando usando chocolate picado mesmo.

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  8. Oi Tati!

    Que ótima idéia! Adorei a sugestão. Pena que o Amor não gosta de passas. Mas vou fazer e trazer metade para o pessoal do trabalho :).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Tati,
    Menina, como é que eu fui me esquecer desses muffins? Digo isso porque adoro passas ao rum e junto com chocolate deve ficar super diferente e saboroso! As suas fotos estão super apetitosas.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  10. Seus muffins ficaram lindos!
    Hummm....fico só imaginado a combinação: passas e rum.
    Se o sorvete de passas e rum, já é bom, imagina um muffin de chocolate.
    Já vou anotar...
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Ficaram lindos. Queria comer um. Posso mandar meu endereço?kkkkk

    A combinação do chocolate com passas ao rum é inebriante. Parabéns.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. amo passas ao rum c gotinhas de chocolate deve er bom demais.

    ResponderExcluir