24.6.10
rolinhos de passas e laranja
Ouso dizer que este pão doce foi o melhor que já comi, a massa simplesmente desmancha na boca, é discretamente doce, a combinação cardamomo + laranja sempre dá certo. Já fiz algumas vezes antes, e para quem gosta pode dobrar a quantidade de cardamomo que deixa a massa ainda melhor. Também recomendo deixar as passas macerando algumas horas antes, melhora o sabor. A massa base é tão boa que tenho certeza que deve ficar deliciosa com qualquer combinação, e é muito fácil para sovar e cresce lindamente. Receita deste livro.
massa:
3 xícaras farinha de trigo para pães
7g fermento seco para pão
1 xícara água morna (46ºC)
¼ xícara manteiga sem sal, derretida
2 gemas grandes
¼ xícara açúcar
1 ¼ colher (chá) sal
1 colher (chá) raspas de laranja
¼ colher (chá) cardamomo em pó
recheio:
2/3 xícara uva-passa branca
¼ xícara rum escuro
1 colher (sopa) manteiga derretida
cobertura:
1 xícara açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) rum escuro
½ colher (chá) extrato de baunilha
1-2 colheres (sopa) suco de laranja
Comece pela massa. Numa tigela média misture metade da farinha com o fermento; coloque a água morna, mexendo até combinar. Cubra a tigela com filme plástico, deixe fermentar num lugar morno por 30 min. Passado o tempo, acrescente a manteiga derretida, gemas, açúcar, sal, raspas de laranja e o cardamomo na mistura esponjosa. Aos poucos coloque a farinha restante. Vire a mistura sobre uma superfície enfarinhada e sove a massa por aproximadamente dez minutos. Se a massa estiver muito grudenta, coloque um pouco mais de farinha, mas não exceda a 2 ou 3 colheres de sopa, senão o pão ficará muito seco. Coloque a massa sovada de volta na tigela, cubra com o filme plástico e deixe crescer novamente por mais 30 min, em local morno.
Enquanto isso prepare o recheio. Coloque as passas e o rum numa panelinha e leve ao fogo brando por 3-4 min, ou até as passas ficarem macias. Reserve.
Abra a massa sobre uma supefície enfarinhada, pressionado para tirar o excesso de ar da massa, no formato de um retângulo de 35 x 27cm. Espalhe a manteiga derretida sobre a massa, e em seguida espalhe as passas, drenando o rum, se necessário.
Enrole a massa no sentido do comprimento, apertando bem e fechando as extremidades. Usando uma faca serrilhada corte a massa em três pedaços, e cada terço em mais três pedaços. Disponha os rolinhos de massa numa assadeira untada, cubra e deixe crescer mais uma vez, por 30min, ou até dobrar de volume. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC por 24-28min, ou até dourar.
Enquanto os rolinhos assam, prepare a cobertura, numa tigela pequena misture o açúcar de confeiteiro, rum, baunilha, e suco de laranja o suficiente para que fique com uma consistência firme, mas que possa ser espalhado. Coloque o suco de laranja aos poucos, eu precisei acrescentar mais açúcar para ajustar a consistência. Assim que os pãezinhos sairem do forno, cubra com o glacê.
rendimento: 9 rolinhos, fiz meia receita e obtive 6 menores, cortando o rolo pela metade, e cada meio em três pedaços iguais.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Simplesmente amei esse pãozinho!! Não imaginava que fosse simples de fazer...-mesmo tendo um dedo ruim para fazer pão, vou tentar!!rsrs
ReplyDeletebjs
que lindo. eu sempre amei essas casquinhas de açúcar nos pães. tanto brilho!
ReplyDeletemas eu já quero trocar as passas por chocolate, hahahaha. por que não transformar tudo em gordice, né?
=****
Oh, my goodnessssss! vou fazer esse hoje ou, no mais tardar amanhã! Eu estava doida para fazer um pão gostoso. Pensei em cinnamon rolls, pois tenho uma ótima receita, em fatias húngaras etc., então eu chego aqui e olha o pão que eu procurava aí, rsrs.
ReplyDeleteBeijinho e boa tarde e obrigada pela receita!
Oh, my goodnessssss! vou fazer esse hoje ou, no mais tardar amanhã! Eu estava doida para fazer um pão gostoso. Pensei em cinnamon rolls, pois tenho uma ótima receita, em fatias húngaras etc., então eu chego aqui e olha o pão que eu procurava aí, rsrs.
ReplyDeleteBeijinho e boa tarde e obrigada pela receita!
Tati, estou louca por uma receitinha de pão doce.. Parece que achei.. E olha, se você me diz que são os melhores, com certeza vou fazer!
ReplyDeleteBeijão!
Estes rolinhos de passas e laranja a mim ja me conquistaram. Adorei o glasse por cima.
ReplyDeleteBeijinhos e bom fds
Tati, pão doce é uma das minhas fraquezas - simplesmente amo! Tudo quanto é recheio, adoro todos. E amo fazer a massa também - vou guardar esta receita, pode apostar! Os pãezinhos ficaram tão delicados e dá pra notar na foto o quanto estão fofinhos.
ReplyDeleteBeijão, querida!
Querida Tati
ReplyDeleteAdoro pão doce e como esse é o melhor que você comeu fiquei com muita vontade de experimentar. Essa receita vai para minha listinha de próximas receitas.
Um grande abraço
Léia
This comment has been removed by the author.
ReplyDeleteTati,
ReplyDeleteAdoro esses rolinhos.
Já fiz duas versões diferentes dela, uma com massa folhada e outra normal, agora tem mais uma para testar, mas primeiro vou a procura do cardamomo, ultimamente tenho visto várias receitas com o tal, mas ainda não encontrei.
beijos
Fia,
ReplyDeleteIsso chega a ser uma afronta, não?!
Que pão maravilhoso é esse cumadi...
Gostei muito da receita, agora falta saber se ficarão lindos como os seus...e saborosos...
Um bejim, tá?!
oi Tatiane!!
ReplyDeleteque delícia tudo por aqui menina, adorei e já estou te acompanhando viu!!
Te achei através da postagem da Patty do Dona Amélia sobre as nossas tortinhas de limão! e que delícia a sua em!!
beijokas!!
Menina, fiquei louca com isso!!!
ReplyDeleteTá aqui já esperando ansiosa pra ser feita!
Que demais!Show!!
Congratulations!
Nossa Senhora.... Tô babando só de pensar! Que lindos! Adoro cardamomo e passas ao rum, alguma coisa me diz que vou adorar esse pãozinho...
ReplyDeleteBeijos!