22.6.10

crumble de banana


Eu gosto de comer crumble puro mesmo, com a tigela quentinha esquentando a mão. E esse crumble é tão bom, e achei meio sem querer. A caldinha de laranja faz toda a diferença, e é muito saborosa. O único contra é que a farofinha do topo demorou muito para dourar, depois de mais de 40 min no forno, acabei ligando o grill, por isso ficou bem douradinha do foto. Receita aqui.

6 bananas picadas
1 colher (chá) suco de limão
raspas de 1 laranja
suco de 3 laranjas
50g açúcar
½ colher (chá) canela em pó
1 colher (sopa) rum

cobertura:
50g açúcar
150g farinha de trigo
75g manteiga

Pré-aqueça o forno a 190ºC. Numa panela misture bem os sucos de limão e laranja, raspas da laranja, açúcar e canela. Coloque na panela as bananas picadas e leve ao fogo brando por 5min, não deixe ferver. Adicione o rum e misture bem. Coloque as bananas e um pouquinho da calda num recipiente que possa ser levado ao forno, untado. Para a cobertura, misture o açúcar + farinha, por último a manteiga amolecida. Amasse usando as pontas do dedos, e deixe pedacinhos. Espalhe a cobertura por cima, e leve ao forno até dourar. O caldo de laranja que sobrou reserve para regar o crumble.
Fiz meia receita, com 4 bananas e rendeu duas porções generosas

16 comments:

  1. Tati, querida, estamos em sintonia! Desde que fiz o crumble de morango ando doida pra experimentar com banana também - vou guardar a receita!

    Beijo!

    ReplyDelete
  2. Tati, também sou apaixonada por crumble, (hehehe) seja ele do que for!
    O teu parece ótimo, a banana assada deve ficar uma delícia, ainda mais nesse friozinho!!

    Beijão!

    ReplyDelete
  3. quero muito.
    sempre falo da minha curiosidade pelos 'crumbles', só pelo nome.
    e nunca que me mobilizo pra fazer... tá na hora, hein?

    beijão

    ReplyDelete
  4. Já vi inúmeras receitas de crumbles, mas nunca testei.
    Sempre vou adiando.
    A sua, me deixou com agua na boca.
    beijos

    ReplyDelete
  5. Tati, crumble para mim é uma das sobremesas mais gostosas que tem! E esse seu de banana deve ter ficado bom demais!
    Beijinhos,
    Thais

    ReplyDelete
  6. Ai Tati, que delícia doces de banana quentinhos, né?! Adoro! Ficou lindo demais! Acho que acabo de achar destino para as bananas da minha fruteira...

    Beijos!

    ReplyDelete
  7. Tati, isso é tortura! Que crumble MARAVILHOSO. Tenho umas bananas aqui em casa sobrando. Vou correndo fazer! Estupendo...

    Beijos

    ReplyDelete
  8. Oi Tati!

    Que tudo de bom esse crumble! E parece simples de fazer.
    Minha ultima tentativa foi uma receita do Pierre Herme que não deu nada certo.
    Vou testar essa que você indica e torcer para eu acertar a mão dessa vez!

    Beijos e parabéns pelo blog, lindo!

    Stefânia
    www.comumapitadadeacucar.com.br

    ReplyDelete
  9. Oi, Tati,
    Também sou fã de crumbles, pois são simples e saborosos. A menção da caldinha de laranja (combinada com bananas) estimulou as minhas papilas gustativas, rsrs. Mais uma receitinha a testar.

    Beijinho e boa noite

    ReplyDelete
  10. Tah...
    Nunca fiz crumbles (penso q nem sei pronunciáa :) ...
    Mas o detalhe da tigela quentinha se parece muito comigo...gosto de trazer uma caneca com chá ou leite quentinho aqui pro micro...assim vamos tc e aquecendo...:]
    Sobre a farofa, fiz uma para bolo de banana e demorou uma vida prá ficar dourada...será o q se passa?
    Gosto de ficar olhando p sua foto...lembro do meu ape em sampa...e de ficar olhando a vista lá de cima (td bem q eu morava de frente pra um cemitério /medo/rsrs...mas era jardim...)
    Bate saudade sempre q vejo seus pezinhos pra cima...=)
    Um bejim viu amore?! :]

    ReplyDelete
  11. Oiii Tatiane, tudo bem???
    To conhecendo seu blog agora... Adorei
    Muito boa essa receita de crumble, aliás eu amo essa cumbuquinha azul me lembra minha infância...
    Eu amo receitas com banana, sua receitinha vai para minha lista!!!
    Bjocas
    Apareça mais!!!

    ReplyDelete
  12. Tati
    Quero te chamar para uma Blogagem Coletiva, a #SOSOPERNAMBUCO. Faça um post e divulgue, todas as informações aqui: http://goo.gl/fb/uUbzg
    A situação está caótica e milhares de pessoas precisando de ajuda. Peça a seus leitores p divulgar, ajudar e doar.
    Beijos
    Patty Martins

    ReplyDelete
  13. Obrigada Tati.
    Todos ajudando, como vc fez, conseguimos melhorar o sofrimento de muitos.
    Beijos
    Patty

    ReplyDelete
  14. Hola,

    Su blog ha captado nuestra atención por la calidad de sus recetas.

    Agradeceríamos que lo registre en Ptitchef.com para poder indexarlo.

    Ptitchef es un directorio que referencia los mejores sitios web de
    cocina. Cientos de blogs ya se han inscrito y disfrutan de Ptitchef
    para darse a conocer.

    Para suscribirse a Ptitchef vaya a
    http://es.petitchef.com/?obj=front&action=site_ajout_form o en
    http://es.petitchef.com y haga clic en "Anade tu blog " en la barra la
    parte superior.

    Atentamente,

    Vincent

    ReplyDelete
  15. Querida Tati
    Nunca comi crumble, ja' esta' passado da hora de experimentar, ainda mais com banana que adoro!
    Bjim
    Léia

    ReplyDelete
  16. Ai que vontade! Eu amo cramble!
    Eu que gosto "pouco" de doces com banana, não vai ter outro jeito, vou ter que experimentar rapidinho essa receita.
    Amanhã vou fazer e te conto!
    Beijo =)

    ReplyDelete