27.4.20

chili com carne (e feijões)


Será que ainda tem alguém aqui? Eu não sei, acho que não; o que sei apenas que me deu vontade de voltar a escrever aqui. E nos últimos tempos recorro sempre ao blog para fazer uma receita que já não consigo mais consultar no livro.
A vida mudou do lado de cá da tela, e não estou falando do coronga vírus! Há mais de um ano mudei com a família para a Irlanda, tem sido uma experiência interessante, o país é lindo e não importa o que digam: o clima é ótimo quando comparado a SP!
Mas vamos ao que interessa, comida. Este chili virou o mais novo prato preferido do marido. Há tempos ele falava que queria um chili parecido com o que ele comeu aqui em Dublin, servido com arroz, ele mesmo procurou a receita e eu só executei. Fica bom servido com arroz, queijo ralado, tipo queijo prato - aqui a gente usa cheddar, porque é o "queijo prato" local - sour cream e cebolinha.
Receita do blog Once Upon A Chef.

chili com carne
1,1kg carne moída
¾ colher (chá) bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) sal
2 colheres (sopa) óleo
1 cebola grande, picada
1 pimentão vermelho, picado
4 dentes de alho, picados
½ colher (chá) chili em pó
1 colher (sopa) cominho em pó
1 colher (chá) orégano seco
½ colher (chá) coentro em pó
1 colher (chá) páprica em pó
¼ colher (chá) canela em pó
2 colheres (sopa) fubá
3 xícaras caldo de carne
2 latas tomate pelado em cubos
¼ xícara extrato de tomate
1 colher (sopa) melado de cana
1 colher (sopa) suco de limão
1 lata de feijão (opcional)

Comece pela carne. Numa tigela coloque a carne, sal e bicarbonato de sódio, misture bem e deixe descansar por 20 min (o bicarbonato ajudará a carne a dourar mais rápido). Na panela grande coloque o óleo, cebola, pimentão e alho, deixe refogar por uns 5 min em fogo médio. Coloque em fogo alto e junte a carne, deixe por uns 10 minutos, mexendo de vez em quando para dourar de todos os lados e quebre os pedaços da carne moída para ficar soltinho. Reduza o fogo novamente e adicione o chili, cominho, orégano, coentro, páprica e canela, misture bem por uns 2 min. Por fim junte o fubá, caldo de carne, tomate pelado, extrato de tomate e melado, misture bem, deixe em fogo baixo, tampe a panela e deixe cozinhar por 2 horas. Se for adicionar o feijão cozido, coloque nos últimos 15 min de cozimento. Desligue o fogo, coloque o suco de limão e sirva.

1 comment:

  1. Oi, Tati,

    Bem vinda de volta ao blog... senti a sua falta, rsrs. Menina, mas que reviravolta em sua vida, hein? Mas se vocês estão felizes, isso é o que importa!
    Este chile deve ficar supimpa, as minhas meninas gostam mais de chili do que eu, rsrs.

    Beijo

    ReplyDelete