31.10.18

bolo de coco com calda de rum


Curioso como as coisas deram para quebrar aqui em casa ao mesmo tempo, já comentei do forno, a geladeira faz barulhos esquisitos e agora minha balança de cozinha deu o último suspiro. E balança pra mim é item de primeira necessidade, uso quase todos os dias. Nos dias sem balança fiquei perdida porque queria bater um bolinho, porém a maioria das receitas que me agradava precisava da balança para medir um ou outro ingrediente. Lembrei desta, tudo medido em xícaras e um tablete inteiro de manteiga. É aquele bolo que a massa fica bem densa, por isso uma calda é imprescindível, aqui a calda é uma mistura de leite de coco e rum. Eu adoro álcool em doces, mas já aviso que o sabor do rum fica bem discreto. Receita do livro Ready for Dessert, do David Lebovitz.

bolo de coco com calda de rum
bolo:
3 xícaras farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
pitada de sal
¼ colher (chá) noz moscada
1 xícara (225g) manteiga, temperatura ambiente
2 xícaras açúcar
3 ovos grandes
2 gemas grandes
1 colher (sopa) baunilha
¾ xícara (180ml) leite de coco

calda:
¾ xícara (180ml) leite de coco
6 colheres (sopa) açúcar
½ xícara (125ml) rum

Pré-aqueça o forno a 180℃. Unte e enfarinhe uma forma de furo central no meio, de 25cm ø. Numa tigela grande peneire a farinha, fermento, bicarbonato, sal e noz moscada. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar, bata até formar um creme claro e fofo, cerca de 3-5 min. Em seguida coloque os ovos, gemas e baunilha, bata até ficar incorporado. Por fim coloque alternadamente a mistura de farinha e leite de coco. Coloque a massa na forma, forma no forno e asse por 55-60min, ou até um palito sair seco quando inserido no centro da forma.
Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Misture numa panelinha o leite de coco e açúcar, leve ao fogo até o açúcar dissolver. Quando desligar o fogo, adicione o rum e mexa bem.
Assim que retirar o bolo do forno, deixe-o na forma e fure com um palito de dente cerca de 60 vezes. Coloque mais ou menos dois terços da calda sobre o bolo furado. Deixe na forma até esfriar completamente. Inverta o bolo sobre um prato e pincele o restante da calda.

1 comment:

  1. Que lindo bolo Tati! Eu não tenho balança e quando pego uma receita que precisa, vou naquelas tabelas que transformam medidas em colher ou xícara. Gostei da sua receita,!eu também gosto muito do sabor alcoolico em sobremesas!!! Bjks

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.