31.10.18

bolo de coco com calda de rum


Curioso como as coisas deram para quebrar aqui em casa ao mesmo tempo, já comentei do forno, a geladeira faz barulhos esquisitos e agora minha balança de cozinha deu o último suspiro. E balança pra mim é item de primeira necessidade, uso quase todos os dias. Nos dias sem balança fiquei perdida porque queria bater um bolinho, porém a maioria das receitas que me agradava precisava da balança para medir um ou outro ingrediente. Lembrei desta, tudo medido em xícaras e um tablete inteiro de manteiga. É aquele bolo que a massa fica bem densa, por isso uma calda é imprescindível, aqui a calda é uma mistura de leite de coco e rum. Eu adoro álcool em doces, mas já aviso que o sabor do rum fica bem discreto. Receita do livro Ready for Dessert, do David Lebovitz.

bolo de coco com calda de rum
bolo:
3 xícaras farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
pitada de sal
¼ colher (chá) noz moscada
1 xícara (225g) manteiga, temperatura ambiente
2 xícaras açúcar
3 ovos grandes
2 gemas grandes
1 colher (sopa) baunilha
¾ xícara (180ml) leite de coco

calda:
¾ xícara (180ml) leite de coco
6 colheres (sopa) açúcar
½ xícara (125ml) rum

Pré-aqueça o forno a 180℃. Unte e enfarinhe uma forma de furo central no meio, de 25cm ø. Numa tigela grande peneire a farinha, fermento, bicarbonato, sal e noz moscada. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar, bata até formar um creme claro e fofo, cerca de 3-5 min. Em seguida coloque os ovos, gemas e baunilha, bata até ficar incorporado. Por fim coloque alternadamente a mistura de farinha e leite de coco. Coloque a massa na forma, forma no forno e asse por 55-60min, ou até um palito sair seco quando inserido no centro da forma.
Enquanto o bolo assa, prepare a calda. Misture numa panelinha o leite de coco e açúcar, leve ao fogo até o açúcar dissolver. Quando desligar o fogo, adicione o rum e mexa bem.
Assim que retirar o bolo do forno, deixe-o na forma e fure com um palito de dente cerca de 60 vezes. Coloque mais ou menos dois terços da calda sobre o bolo furado. Deixe na forma até esfriar completamente. Inverta o bolo sobre um prato e pincele o restante da calda.