4.10.18

bolo invertido de banana



Falei antes que a vida anda bagunçada por aqui, um dos motivos é que recentemente passei por uma cirurgia na região do pescoço. Aí fico em casa, de molho, só assistindo TV e lendo opiniões idiotas sobre política no twitter - porque concentração para leitura se tornou algo escasso nestes tempos - e dá a maior vontade de ir para a cozinha aprontar algo. Antes da cirurgia fiz vários pratos e congelei, para não me preocupar com a qualidade da alimentação nos dias de convalescença. Vi duas bananas maduras na fruteira, uma foto linda de bolo invertido no instagram, não resisiti e fui assar bolo! E que bolo, senhoras e senhores! Bem fácil de fazer, macio, molhadinho e puxa-puxa do caramelo... a boca chega a encher d’água😋
Receita para guardar e repetir sempre, veio do site do David Lebovitz.

bolo invertido de banana
caramelo:
4 colheres (sopa) manteiga
110g açúcar mascavo
1 colher (chá) baunilha
1 colher (sopa) rum
4-5 bananas médias (usei duas grandes)

bolo:
175g farinha de trigo
1½ colher (chá) fermento em pó
½ colher (chá) canela em pó
pitada de sal
115g manteiga, temperatura ambiente
150g açúcar (usei demerara)
2 ovos
125ml leite
1 colher (chá) baunilha

Pré-aqueça o forno a 180℃. Comece pelo caramelo, numa frigideira (25cm ø) que possa ir ao forno, coloque a manteiga e açúcar mascavo, ligue o fogo e mexa até derreter tudo. Retire o frigideira do fogo, adicione o rum e baunilha e misture. Se você não tiver uma frigideira assim, faça numa panela comum até este passo e transfira o caramelo para uma forma do mesmo tamanho untada e enfarinhada nas laterais. Descasque e corte as bananas no sentido no comprimento (três fatias para cada banana) e espalhe sobre o caramelo. Reserve.
Para o bolo, numa tigela misture a farinha, fermento, canela e sal. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar e bata até formar um creme claro e fofo. Junte os ovos, um a um. Adicione metade da farinha, metade do leite e bata até incorporar tudo, repita com o restante de leite + farinha, por fim a baunilha. Não bata demais a massa. Despeje a massa sobre as bananas e leve ao forno por 30-35 min, ou até passar no teste do palito. Espere uns dez minutos e passe uma faca envolta da forma para desgrudar, e desenforme o bolo.

2 comments:

  1. Adoro bolo invertido e de banana tem gosto de infância, fazíamos com frequência!
    Deu água na boca mesmo. Melhoras e ótima recuperação.

    ReplyDelete
  2. Acho que vai ser o meu bolo de fim de semana, Tati. Estou com umas bananas maduras e estava querendo uma receita nova.Essa, apesar de conhecida, tem um toque de rum de de manteiga na calda que me chamou a atenção.
    Bj e melhoras para você,
    Lylia

    ReplyDelete