28.9.18

cheesecake de framboesa e chocolate branco


Mais uma receita que fiz tempos atrás, estava com muito preguiça de digitar toda a receita, mas o resultado da cheesecake compensa muito este esforço para compartilhar algo tão bom!
A camada de framboesa é super suave e contrasta bem com a parte de chocolate branco, que é mais doce e densa. Achei a base de biscoito de chocolate desnecessária (só pelo apelo visual, mesmo), na próxima vez prefiro uma base de bolacha maisena (desculpa, apesar de paulistana eu uso as palavras bolacha e biscoito sem distinção =D). Receita do livro Bon Appétit Desserts, da Barbara Fairchild.

cheesecake de framboesa e chocolate branco
250g bolacha de chocolate (usei oreo, sem recheio)
70g manteiga, derretida
180g framboesa, (usei congelada)
170g chocolate branco, picado ou gotas
800g cream cheese, temperatura ambiente
1⅓ xícara açúcar
2 colheres (sopa) farinha de trigo
4 ovos grandes
2 colheres (sopa) creme de leite (usei leite)
1 colher (chá) baunilha

Pré-aqueça o forno a 160℃. Unte uma forma redonda de 23cm, de aro removível. Triture as bolachas e misture à manteiga derretida. Coloque a mistura na forma preparada e pressione os fundos e a metade das laterais da forma. Leve ao forno por 8 minutos (só para firmar a base, cuidado com o tempo de forno porque pode queimar facilmente). Deixe esfriar sobre uma gradinha. Mantenha a temperatura do forno
Passe as framboesas por uma peneira, pressionando bem para extrair todo o líquido e meça ½ xícara de polpa da fruta, descarte as sementes. Derreta o chocolate branco e reserve.
Na batedeira junte o cream cheese e açúcar e bata até ficar um creme homogêneo o fofo. Coloque a farinha, em seguida os ovos, um a um. Por fim o creme de leite e a baunilha. Transfira 2¼ xícaras da massa para uma tigela média e misture o chocolate branco derretido, reserve. Na massa da tigela da batedeira coloque a polpa da framboesa e misture.
Sobre a base de bolacha, verta a mistura de framboesa e leve ao forno, dentro de uma assadeira grande, em banho-maria, e asse por 50min. Retire cuidadosamente a forma do forno, deixe esfriar por uns cinco minutos (vai firmar um pouco). Sobre a camada de framboesa, coloque a mistura de chocolate branco, e com as costas de uma colher, faça movimentos concêntricos para espalhar a massa. Leve ao forno novamente, por aproximadamente trinta minutos. Retire a forma do banho-maria, deixe esfriar à temperatura ambiente, cubra e leve à geladeira por uma noite.
Para desenformar, passe uma faca em volta da forma, para desgrudar.

No comments:

Post a Comment