9.8.18

biscoitinhos de laranja e canela


Achei bem diferente esta receita, pelo azeite, pela quantidade de licor, a combinação de laranja com canela, enfim, achei curioso e decidi preparar. No momento que provei o primeiro biscoitinho fui lançada de volta à infância, onde comi algo muito parecido na textura crocante, o aroma de canela, o sabor delicado e pouco doce. Mas não lembro o que era exatamente, provavelmente algum doce que minhas avós faziam, sei que foi uma boa lembrança esta. Receita do livro The Best Recipes in the World, do Mark Bittman.

biscoitinhos de laranja e canela
2 xícaras farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
½ xícara açúcar
1 colher (chá) canela em pó
1 ovo
½ xícara azeite de oliva
raspas de 1 laranja (e um pouco do suco, se necessário)
¼ xícara licor de laranja (usei Cointreau)
açúcar de confeiteiro

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Numa tigela grande coloque a farinha, fermento, sal, açúcar e canela, misture. Em outra tigele menor misture o ovo, azeite, raspas e Cointreau. Despeje a mistura líquida sobre os ingredientes secos e misture. Se a massa parecer um pouco seca e quebradiça, adicione o suco da laranja (aqui usei suco de meia laranja). Unte levemente com azeite uma assadeira. Faça bolinhas com a massa, coloque na assadeira e leve ao forno por 15-20min, ou até dourar. Deixe esfriar sobre uma gradinha. Depois de frio, passe os biscoitinhos pelo açúcar de confeiteiro.

2 comments:

  1. Tatiane, adoro receitas que me remetem a infância, é algo mágico!A combinação é bem interessante, sei que vou gostar. Preciso providenciar um licor, ele dá um toque especial.
    Bom fds

    ReplyDelete
  2. Que delicia de biscoito.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/bifanas-laminadas-com-pao-de-agua.html

    ReplyDelete