9.7.18

bolo de cacau e especiarias + 9 anos de blog


E quem diria, hein? O blog veio a completar 9 anos de existência e insistência! Na real, não imaginava que duraria tanto, pensava que seria um hobby por um tempo, depois cairia no esquecimento. Penso em todas as coisas que me aconteceram nos últimos nove anos, vejo que foram os anos mais transformadores da minha vida, e o blog permaneceu aqui, acho que mais por teimosia que outra coisa. Fato que blogar receitas hoje é uma atividade totalmente despretensiosa, receitas fielmente reproduzidas dos livros,  para tirar foto uso a câmera do celular sem muitas produções, textos propositadamente impessoais, e assim sigo por aqui, não sei por quanto tempo mais, mas sei que isso não importa :)
A receita não tem nada de especial, nada comemorativo, apenas um bolo mais rústico, pouco doce e cheio de especiarias para dar aroma. Receita do livro The Italian Baker, da Carol Field.

bolo de cacau e especiarias
100g uva-passa (usei escura)
100g manteiga, em temperatura ambiente
100g açúcar
1 ovo grande
230g farinha de trigo
60g cacau em pó
2 colheres (chá) fermento em pó
1 colher (chá) canela em pó
1 colher (chá) noz-moscada
¼ colher (chá) cravo em pó
¼ colher (chá) sal
¾ xícara café forte, morno
açúcar de confeiteiro, para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma redonda de 20cm. Deixe as passas de molho em água morna por 15-30 min. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar e bata até formar um creme claro e fofo. Junte o ovo e bata até incorporar. Peneire a farinha, cacau, fermento, especiarias e sal. Incorpore à massa alternando com o café. Desligue a batedeira. Drene as passas, envolva-as em um pouco de farinha (só para cobrir tudo) e coloque na massa, mexendo com uma espátula. Coloque a massa na forma e nivele com uma colher (é uma massa densa). Asse por uns 40 min, teste com um palito: para este bolo o palito deve sair com algumas migalhas. Depois do bolo desenformado e frio, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima.

6 comments:

  1. Tatiane, o meu chegou ao 6 anos em março e nem me dei conta, rs...realmente acho que tudo no blog hoje em dia é despretencioso, funciona enquanto estiver sendo possível e minimamente agradável, por isso, parabéns pelo empenho e insistência, porque facinho sabemos que não é. Que seja eterno enquanto dure!Fica um bolo bem bonito, chocolatudo e com certeza aromático.
    Boa semana!

    ReplyDelete
  2. Então já faz 9 anos que eu passo por aqui sempre que aparece o link com receita nova lá no meu bloguinho também! :P Parabéns, Tati! Beijoca bem grande!

    ReplyDelete
  3. Antes de mais parabéns pelo aniversário do blog .
    O bolo agrada-me e muito, seria bem vindo para o lanche.
    Boa semana

    ReplyDelete
  4. Parabéns pelo aniversário do blog, Tati!
    Sei bem o trabalho que dá, mas ao mesmo tempo, o carinho que temos para com ele.
    O seu blog é ótimo e espero que ele continue sempre conosco nos enriquecendo com suas receitas.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  5. Que legal Tati!!! Parabéns pelo blog, eu gosto muito dele, do jeito que você escreve, das fotos e das receitas! Eu acho que blogs estão ultrapassados porque as pessoas colocam suas receitas no youtube, eu mesma quando tenho alguma dúvida recorro a ele! Meu blog pessoal abandonei totalmente, por preguiça e falta de tempo! O de receitas eu sempre penso em desistir mas quando entro e vejo os comentarios, me empolgo e acabo postando alguma receita 😀

    ReplyDelete
  6. Parabéns pelos 9 anos de blog Tati!!
    Eu continuo a passar por cá, adoro seu jeito e a maneira como transmite as receitas de uma forma despretensiosa e honesta.
    Adorei o bolo e adoro esse livro!
    Um beijinho.

    ReplyDelete