6.6.18

torta de ameixa com amêndoa


Tenho hábito de comer um certo grupo de frutas, se compro alguma outra diferente, há grandes chances dela ficar rolando pela geladeira até que eu faça alguma coisa com a fruta. Neste caso fiz torta, o que foi uma boa ideia, os sabores se combinaram muito bem. Acredito que deve ficar bom com outras frutas também. Receita do livro Pure Dessert, da Alice Medrich.

torta de ameixa com amêndoa
½ xícara farinha de amêndoas
¾ xícara açúcar
¾ xícara farinha de trigo
3/8 colher (chá) fermento em pó
1 ovo grande
3 colheres (sopa) manteiga, firme mas não gelada, cortada em pedacinhos
4-6 ameixas, cortadas ao meio, sem caroço

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte generosamente uma forma de torta de 25cm com fundo removível. Numa tigela grande misture as amêndoas, açúcar, farinha e fermento. Junte a manteiga e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofinha, por fim coloque o ovo e misture. Pressione a massa sobre a forma, não é necessário colocar massa nas laterais da forma. Espalhe as metades de ameixa sobre a massa e pressione levemente. Leve ao forno até que a massa fique dourada dos lados da forma, cerca de 40-45min. Espere esfriar um pouco e retire o aro da forma. Quando estiver frio espalhe açúcar de confeiteiro por cima, se desejar.
rende: 8 porções

2 comments:

  1. Que delícia Tati! Eu sou apaixonada por essa ameixa, sempre levo no trabalho para comer na hora do "recreio", tem um professor que sempre faz a mesma piadinha: "Você uma trouxe bola de sinuca pra comer?" kkkkkkkk. Ficou linda essa torta, vou experimentar !!!! Bom final de semana!!! Bjks

    ReplyDelete
  2. Aspecto delicioso, tudo que leva farinha de amêndoas parece ficar muito bom!

    ReplyDelete