20.3.18

kofta ao curry


O que não falta aqui em casa são refeições cheias de especiarias. Tenho impressão que as futuras lembranças da minha filha, no que tange à comida de mãe serão meus curries. Este aqui é mais um deles, muito saboroso, feito com koftas, essas almôndegas bem grandonas, mergulhadas num molho aromático de leite de coco e tomate, servidas com o arroz mais delicioso que conheço: basmati. Aqui curry é o termo genérico para a combinação de especiarias, pois a receita pede garam masala, o meu faço em casa, mas é encontrado pronto. Receita adaptada do livro Mincespiration!, do Dean Edwards.

kofta ao curry
kofta:
500g carne moída
½ cebola, picadinha
3 colheres (sopa) coentro picado (usei salsinha)
2 colheres (chá) garam masala
1-2 colheres (chá) chili em pó, a gosto
 sal e pimenta-do-reino preta

molho:
1 colher (chá) sementes de coentro
1 colher (chá) sementes de cominho
1 colher (chá) sementes de mostarda
azeite
1 ½ cebola, picada em meia-lua, fatias finas
4 dentes de alho, esmagados
1 pedaço de gengibre (3cm) picadinho
1 colher (sopa) garam masala
½ colher (chá) cúrcuma em pó
½ colher (chá) canela em pó
500ml passata de tomate
400ml leite de coco

Primeiro faça as koftas. Numa tigela coloque a carne moída, cebola, folhas de coentro, garam masala, chili em pó, sal e pimenta e misture bem. Molde 12 bolas de carne, mais ou meno do tamanho de bolas de golfe. Aqueça azeite numa panela grande (uso wok para esta receita), e coloque as koftas, deixe fritar por uns 5 minutos, até dourar. Retire da panela e reserve.
Para o molho, comece pelas especiarias. Numa panela, ou frigideira, seca coloque as sementes de coentro, cominho e mostarda, deixe 1 minuto para soltar os aromar, em seguida triture as sementes em um pilão, reserve. Na mesma panela que fritou as koftas, coloque um pouco mais de azeite, junte as cebolas, alho e gengibre e cozinhe por uns 10 min, ou até a cebola ficar macia. Adicione as sementes moídas, cozinhe por uns minutos. Junte a passata, leite de coco e deixe abrir uma leve fervura, coloque as koftas no molho e deixe cozinhar em fogo baixo por 40-50 minutos. Sirva com arroz branco.
serve: 4 porções

2 comments:

  1. Seus curries são sempre apetitosos, esse me parece delicioso! Acho que sua filha terá lembranças muito especiais! ;)
    Boa semana

    ReplyDelete
  2. Uma comida cheia de sabor, que é uma alegria comer e saborear, deve estar delicioso cheio de especiarias.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.