15.3.18

mousse de chocolate, perfeita


Arriscaria dizer que esta mousse é perfeita. Perfeita em doçura, cremosidade, "chocolacidade" (inventei a palavra agora!). Receita um pouquinho adaptada do livro Cook's Illustrated Cookbook.

mousse de chocolate
230g chocolate meio-amargo
2 colheres (sopa) cacau em pó
5 colheres (sopa) água
1 colher (sopa) conhaque (usei rum)
1 colher (chá) café solúvel
2 ovos grandes
6 colheres (sopa) açúcar
1 xícara + 2 colheres (sopa) creme de leite fresco

Numa tigela misture o chocolate, cacau, água, conhaque e café, derreta até formar um creme homogêneo (faço no microondas), deixe esfriar um pouco, então coloque as duas gemas e misture bem, reserve. Na batedeira bata as claras até formar picos bem suaves, junte 3 colheres de sopa de açúcar e bata até formar picos firmes. Coloque cerca de ¼ das claras batidas em uma tigela grande, adicione a mistura de chocolate e misture bem com uma espátula, Coloque as claras restantes e misture delicadamente com um fouet, misturando debaixo para cima do creme, quando ficar homogêneo, reserve. Com a tigela e batedores limpos novamente, coloque o creme de leite fresco, as 3 colheres (sopa) restante e bata até formar um ponto de chantilly firme. Novamente misture bem delicadamente com o fouet para incorporar o creme de leite. Coloque a mousse em tacinhas, ou tigelão e guarde em geladeira coberto com plástico filme.

2 comments:

  1. Humm...aerada, parece perfeita mesmo!
    Bom fds

    ReplyDelete
  2. Que delicia Tati! Eu amei sua receita porque detesto a quantidade de ovos que vai em mousse eu sempre faço aqueles falsos mousses, não sei se você conhece ... vou copiar a sua receita!!! Beijinhos

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.