29.3.18

fermento químico caseiro


Ultimamente esta é a melhor receita que sai da minha cozinha. Achei que era um exagero de frescura até para os meus padrões fazer fermento químico em casa, mas conforme usava percebia o quanto ele é superior ao comprado pronto. Somente o cremor de tártaro é o item mais incomum, embora seja facilmente encontrável em lojas de artigos para confeitaria/festa; ele ajuda a manter a estrutura da preparação. Colocarei uma medida simples, mas é só seguir estas proporções que você pode fazer o quanto precisar, ele também é bem mais potente que o fermento comercial, além de mais barato :)
A "receita" eu achei na net em algum lugar que não lembro...

fermento químico caseiro
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) amido de milho
2 colheres (chá) cremor de tártaro

Peneire e misture todos os ingredientes. Guarde em pote fechado na geladeira. Se deixar guardado por mais de 3 semanas, faça o teste: jogue um pouquinho de fermento na água, se espumar ele está ok para o uso.

1 comment:

  1. Tatiane, estou implantando fermentação natural nas minhas receitas, principalmente nos pães, leva tempo, mas gosto de pensar que temos opções. Achei muito interessante essa substituição e claro preciso perguntar de onde surgiu a ideia.
    Boa Páscoa!

    ReplyDelete