6.11.17

pão de forma - a receita mais fácil que você verá hoje


Aqui em casa consumimos bastante pão de forma branco, e apesar de gostar demais de pão caseiro sempre rola aquela preguiça de preparar (preguiça é quase palavra de ordem na minha cozinha, percebi que gosto menos de cozinhar do que comer alimentos de qualidade, mas isso é assunto para outro post). Esta receita caiu no colo da minha preguiça, e acredito que vai agradar outros padeiros amadores que sofrem deste mal: basta uma tigela grande, algum tempo disponível, quase nenhuma sova e um pão quentinho, incrivelmente fofinho vai sair do seu forno quase como mágica. Aqui usei creme de leite "fresco" aquele que vende nas geladeiras do mercado, ele tem mais gordura e vai deixar o pão mais macio, mas acredito que o creme de leite de lata (com mais gordura que aquele de caixinha) é um bom substituto. Receita do livro Short & Sweet, do Dan Lepard.

pão de forma
¾ xícara água gelada
½ xícara água fervente
½ xícara creme de leite fresco*, gelado
2 colheres (chá) sal
2 colheres (chá) açúcar
2 ½ colheres (chá) fermento biológico seco
4 xícaras farinha de trigo

Numa tigela grande misture a água gelada e água fervente, em seguida junte o creme de leite, sal, açúcar e fermento, mexa bem. Junte a farinha de trigo de uma só vez e mexa até toda a farinha ser absorvida e formar uma massa. Cubra com plástico filme e aguarde 10 minutos. Passado o tempo, dentro mesmo da tigela, levante um pedaço da massa em direção ao centro da tigela e repita este movimento até fazer a volta toda da tigela, esta "sova" não deve demorar mais que 30-40 segundos. Cubra novamente e aguarde mais 10 minutos, repita o procedimento. Faça isso por mais duas vezes. Desta vez cubra a massa com o plástico filme e mais um pano de cozinha envolvendo a tigela e deixe num local morno e sem ventilação por 1 hora (gosto de usar o forno de microondas para isso). Unte com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x10cm. Passado o tempo, coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada, abra no formato de retângulo e enrole bem firme, coloque a massa - com o lado da dobra para baixo - na forma preparada, cubra e deixe crescer mais por 30-40 minutos. Enquanto isso pré-aqueça o forno a 200ºC. Polvilhe o topo o pão com farinha de trigo e leve para assar por 40 minutos ou até produzir um som oco no lado debaixo da forma.
*se preferir use sour cream no lugar do creme de leite - como na receita original -, algumas receitas internet afora ensinam a fazer em casa.