13.11.17

bolo de cenoura, tangerina e gengibre


Outro dia uma amiga comentou que adora fazer comprinhas naquele app Wish, que passa horas lá procurando promoções. Eu até baixei o app, embora ainda não tenha me animado a comprar nada por lá. Falei que o meu barato é garimpar promoções na loja da Amazon americana, procurando e-books de receitas por 2 a 3 dólares. Às vezes encontro livros best sellers temporariamente em promoção e corro para aumentar vício a coleção. Como foi o caso do livro da receita de hoje, o Baking Chez Moi, da Dorie Greenspan. O bolo é uma delícia, o sabor marcante da tangerina se complementou muito bem ao gengibre fresco, e as cenouras contribuíram para deixar esta cor linda. A receita pede para usar uma forma de torta, daquelas baixinhas e caneladas, mas precisa ser com o fundo fixo. Eu só tenho estas assadeiras na versão fundo removível, então fiz numa forma de bolo comum, ele ficou apenas mais alto, porque também não tenho assadeira no tamanho requerido: 25 cm. Isto foram apenas detalhes, pois o bolo ficou delicioso mesmo assim :)

bolo de cenoura, tangerina e gengibre
1 xícara farinha de trigo
¾ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
1 cenoura média, descascada
1 colher (chá) gengibre fresco, ralado
1ou 2 tangerinas (raspa e suco)
120g manteiga, temperatura ambiente
1 xícara açúcar
2 ovos grandes, temperatura ambiente

Unte e enfarinhe as laterais uma forma de torta de 25cm, unte o fundo e cubra com papel manteiga, reserve. Numa tigela misture a farinha, fermento e sal, reserve. Rale a cenoura no ralo fino, junte o gengibre ralado e a raspa de 1 tangerina. À parte esprema a tangerina até obter ¼ xícara de suco. Na batedeira bara a manteiga por 2 minutos, até ficar cremosa. Adicione os ovos, um a um, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduza a velocida da batedeira e coloque a cenoura ralada, em seguida coloque o suco. Neste ponto a massa vai ficar talhada e vai parecer que o bolo vai desandar. Siga em frente e coloque a farinha de trigo, deixe a batedeira funcionar por 1 ou 2 voltas e a desligue. Termine de incorporar a farinha com uma espátula, mexendo somente até a farinha desaparecer. Coloque a massa da forma e leve ao forno por 25-30 minutos ou até um palito sair seco. Espere amornar para retirar da forma.

2 comments:

  1. Tatiane, amei a receita, já fiz bolo de cada um desses ingredientes, mas os três juntos, deve ser delicioso, farei com certeza!E agora que deu a ideia, vou me aventurar na Amazon!!!rs
    Ótima semana!

    ReplyDelete
  2. Esse bolo ficou com ótima cor, e deve estar super delicioso.

    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ReplyDelete