22.11.17

cobbler de banana


Nem tenho certeza se este prato chama-se cobbler, tem uma cobertura que parece crumble, o recheio de banana fatiada e uma massinha embaixo de tudo. Só sei que é maravilhosa e caiu super bem no café da manhã daqui de casa. Receita do blog Bake or Break.

cobbler de banana
cobertura:
¾ xícara açúcar mascavo claro
½ xícara farinha de trigo
½ colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
½ xícara manteiga, gelada
1 xícara aveia em flocos
½ xícara pecãs, picadas (opcional)

recheio:
1 xícara farinha de trigo
1 colher (chá) fermento em pó
pitada de sal
1 xícara açúcar
1 xícara leite
½ xícara manteiga derretida
4 bananas médias, maduras (mas não passadas)

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte um refratário grande (28x15cm) com manteiga.Comece pela cobertura: misture o açúcar, farinha, fermento, sal e manteiga cortada em cubinhos, misture tudo com um garfo - ou as pontas dos dedos - até formar uma farofinha. Junte a aveia e as pecãs, se estiver usando. Reserve.
Para o recheio misture a farinha, fermento, sal, açúcar e leite, mexa até formar uma massa homogênea, por fim colouqe a manteiga derretida. Coloque a massa no refratário untado, em seguida disponha as rodelas de banana e termine espalhando a farofinha por cima. Leve ao forno por  30-40 min até o topo dourar.
Eu fiz meia receita e utilizei um pirex redondo de 20 cm, ele é transparente e ajudou a ver melhor quando estava pronto, que foi quando dourou no fundo.

2 comments:

  1. Independente do nome, tenho certeza que é delicioso, a cobertura tem um aspecto ótimo!
    Boa semana.

    ReplyDelete
  2. Olá aceita uma critica? gostaria de pedir uma atenção melhor a área de gastronomia e alta cozinha. As matérias deveriam ser mais elaboradas, temos grandes chefs de cozinha no Brasil esquecidos e poderiam ter uma conotação melhor, poderia ser uma matéria com um chef explicando a história do prato com fotos dele preparando e até criando uma combinação.

    ReplyDelete