28.9.17

pan pizza de pepperoni


Com certeza meu tipo de pizza preferido é com a massa bem grossa, parecendo um pãozinho, tipo Pizza Hut, Dominos. Só que ainda não tinha experimentado esta versão de frigideira estilo pizzas de Chicago. A única referência das pizzas Chicago style era o Anthony Bourdain falando mal delas no programa dele, mas cá entre nós: exceto comida de rua, do que mais este homem fala bem? Adoro o humor mordaz dele, só não dá para levar muito a sério. Voltando à pizza, eu achei uma maravilha esta receita, a massa se faz na batedeira e fica super macia, o pepperoni pré-frito é uma dica valiosa. Só ficou devendo no molho, achei que ficou um pouco ácido e na próxima vez que fizer esta receita vou cozinhar um pouco o molho antes de colocá-lo. Não reparem na foto, ficou com uma luz desfavorável porque fiz à noite. Fonte: America's Test Kitchen.

pan pizza de pepperoni
massa:
½ xícara + 2 colheres (sopa) leite morno
1½ colher (sopa) azeite
1¾ colher (chá) fermento biológico seco
1¾ xícara farinha de trigo
1½ colher (chá) açúcar
¼ colher (chá) sal

recheio:
1½ xícara molho para pizza, receita abaixo
90g pepperoni fatiado
2 xícaras mozarela ralada
¼ xícara parmesão ralado

Comece pelo pepperoni: coloque as fatias em uma frigideira anti-aderente - ou na frigideira de ferro, de 30cm, que será usada para assar a pizza - e deixe até as fatias ficarem crocantes, cerca de 3-5 minutos, não deixe dourar. Retire e reserve.
Para a massa: misture o leite, azeite e fermento e mexa até o fermento dissolver. Misture a farinha, açúcar e sal na tigela da batedeira. Com o batedor de gancho, em velocidade baixa, derrame a mistura líquida devagar, até misturar tudo. Quando formar uma massa, aumente para a velocidade médio-baixa e continue a bater, por mais 3-5 minutos, até a massa ficar homogênea e elástica. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove com as mãos para formar uma bola. Coloque a massa numa tigela, cubra com filme plástico e deixe num lugar sem corrente de ar para crescer por 1h30.
Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque a massa novamente na superfície enfarinhada e abra a massa usando as mãos até formar um círculo de 30cm de diâmetro. Coloque a massa sobre a frigideira de ferro (ou uma assadeira redonda com o mesmo diâmetro). Cubra com filme plástico e deixe crescer novamente por mais 20-30 minutos.
Para a montagem: salpique a mozarela por cima e cubra com o pepperoni. Espalhe o molho por cima do pepperoni e por fim o parmesão. Se usar a frigideira de ferro, coloque-a sobre o fogo alto do fogão até as beiradas estufarem, cerca de 3 minutos (não mais que isso), se usar a assadeira pule esta etapa e coloque no forno até formar uma crosta dourada, cerca de 20-30 minutos. Retire no forno e aguarde 10 minutos antes de servir.

molho para pizza:
2 latas tomate pelado
1 colher (sopa) azeite
2 dentes de alho, amassados
1 colher (chá) vinagre de vinho tinto
1 colher (chá) orégano seco
½ colher (chá) sal
¼ colher (chá) pimenta-do-reino

Bata no mixer (ou liquidificador) os tomates com o líquido junto, azeite, alho, vinagre, orégano, sal e pimenta, até formar uma mistura homogênea. Deve resultar em 2 xícaras de molho.

1 comment:

  1. Gosto tanto de pizza.
    Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/10/pudim-de-pessego.html

    ReplyDelete