20.9.17

bolo de chocolate e laranja


Eu gosto muito de drizzle cake, este bolinho mais amanteigado que recebe um banho de calda de fruta - de preferência cítrica - e se torna um bolo fofinho, úmido e às vezes azedinho também. E também adoro a combinação chocolate e laranja, mas não gosto dela com frequência, apesar de deliciosa, acho forte demais e guardo para certos momentos, quando o paladar pede. Este é um bolo simples de tudo, até doce demais e fica melhor no dia seguinte. Como todo bolo embebido em calda recomendo conservar embrulhado em plástico filme, não resseca. Receita da Nigella Lawson, publicada no NYT Cooking.

bolo de chocolate e laranja
bolo:
125g manteiga, amolecida
¾ xícara açúcar mascavo
raspas de 1 laranja
1 xícara farinha de trigo
¼ colher (chá) sal
½ colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) fermento em pó
2 colheres (sopa) cacau em pó, peneirado
2 ovos grandes
¼ xícara leite

calda:
½ xícara de suco de laranja - cerca de 2 laranjas
raspa de 1 laranja
¾ xícara açúcar de confeiteiro, peneirado

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e forre com papel manteiga uma assadeira retangular, para bolo inglês, de 23x10cm. Na batedeira bata a manteiga até ficar cremosa, junte o açúcar e continue batendo até obter umm creme fofo. Adicione as raspas. Numa tigela misture a farinha, sal, bicarbonato, fermento e cacau. Na batedeira coloque os ovos, alternando cada ovo com um pouco da mistura de farinha, por fim coloque toda a farinha restante. Junte o leite e desligue a batedeira. Coloque a massa na forma preparada e leve ao forno por 45 minutos, ou até um palito sair seco.
Enquanto o bolo assa, prepare a calda: numa panelinha misture o suco e raspas de laranja, mais o açúcar de confeiteiro, mexa bem e leve ao fogo baixo até o açúcar dissolver completamente. Se preferir passe esta calda pela peneira (eu omito esta parte).
Assim que o bolo sair do forno, faça diversos furos com um palito de dente, por todo o bolo. Despeje a calda por cima. Deixe o bolo na forma até esfriar, para a calda ser absorvida.

3 comments:

  1. Eu também AMO essa combinação de chocolate com laranja! Está divino seu bolo! Bjks

    ReplyDelete
  2. Que delícia de bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/09/batido-de-banana-e-gelado-de-nata.html

    ReplyDelete
  3. Essa é uma das minhas combinações preferidas para chocolate, aceitaria uma fatia com prazer!
    Boa semana!

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.