1.9.17

brownies de hortelã


Eu nunca gostei das coisas "sabor menta", desde a infância, achava que tudo ficava com gosto de pasta de dente, bobagem minha! Ultimamente tenho usado bastante hortelã na cozinha, e percebi que meu problema era com o sabor sintético da hortelã e nunca com o natural dessas folhas maravilhosas!
Estes brownies ficam com um sabor bem discreto, mas ainda marcante - também ficam melhores a partir do dia seguinte. 
Receita do livro Baking for All Occasions, da Flo Braker.

brownies de hortelã
1⅓ xícara (175g) farinha de trigo
¼ colher (chá) sal
¼ colher (chá) bicarbonato de sódio
170g manteiga
115g chocolate meio-amargo, picado ou gotas
2 colheres (sopa) água
½ xícara folhas de hortelã, picadas
2 xícaras (260g) açúcar
4 ovos, grandes 

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma quadrada de 22cm, forre com papel alumínio e passe mais um pouco de manteiga sobre o papel. Numa tigela peneire a farinha, sal e bicarbonato. Em outra tigela pequena derreta a manteiga com o chocolate, uma vez derretido coloque a água e as folhas de hortelã, misture bem e deixe em infusão por 5 minutos. Passe a mistura pela peneira, pressione bem e descarte as folhas, coloque numa tigela grande. Em seguida junte o açúcar, mexa bem com um fouet e coloque os ovos, um a um, mexendo bem a cada adição. Por fim, a farinha, mexa somente para incorporar. Coloque na forma preparada e leve ao forno por uns 20-30 minutos, fique de olho pois o momento de retirar do forno é quando formar uma casquinha opaca por cima e o palito sair um pouco molhado - as bordas da forma já terão firmado, parecendo um bolo. Deixe esfriar completamente antes de desenformar e fatiar, o brownie vai ficar firme depois de frio.

1 comment:

  1. Boa noite Tatiane, fico feliz em poder comentar novamente. Adorei essa receita, a combinação chocolate e hortelã me parece atraente, já salvei.
    Ótimo domingo.

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.