6.8.17

bolo invertido de peras com cacau e castanha-do-pará


Não faço muitos bolos invertidos, pura preguiça, acho que este passo a mais de preparar a fruta, fazer a caramelização e ainda me ocupar do bolo... acho maçante. Mas desta vez mudei de ideia assim que vi a foto do bolo na revista e quando li o modo de fazer vi que era bem molezinha. Na receita original pede farinha de avelãs, que não tenho em casa e nem tinha  intenção de adquirir, mas tinha bastante farinha de castanha-do-pará e tive uma lembrança do passado, quando minha avó fazia salame de chocolate no natal e sempre usava esta castanha - que fica uma combinação campeã com chocolate. Foi a melhor decisão, porque o bolo ficou bem macio e úmido, e pela oleosidade toda da castanha-do-pará diminuí a quantidade de manteiga, sem prejuízo no resultado final. Receita adaptada da Donna Hay Magazine.

bolo invertido de peras com cacau e castanha-do-pará
⅓ xícara (60g) açúcar mascavo
4-5 peras pequenas (cerca de 550g) - usei portuguesa
175g manteiga, picada em cubos (a receita original pede 250g)
1 xícara leite
2 ovos
⅔ xícara (160g) iogurte natural
1 ½ xícara (225g) farinha de trigo
¼ xícara (25g) cacau em pó alcalinizado, peneirado
1 ½ colher (chá) bicarbonato de sódio
1 ½ xícara (330g) açúcar
1 xícara (100g) farinha de castanha-do-pará

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte uma forma redonda de 22cm* com manteiga e então forre o fundo e as laterais da forma com papel manteiga, deixando uns 5cm para fora da altura da forma. Descasque as peras e corte ao meio (no sentido do comprimento). Coloque cerca de 30g de açúcar mascavo num prato e passe a metade da pera pelo açúcar - do lado cortado para baixo. Aqueça uma frigideira em fogo alto e coloque as metades da pera na frigideira, com o lado empanado pelo açúcar para baixo, deixe por uns 5 min, ou até caramelizar e ficar um dourado escuro. Delicadamente coloque cada pedaço da pera na forma preparada, novamente deixando o lado cortado para baixo. Na mesma frigideira coloque o açúcar restante (e aquele que sobrou do prato também) e 25g de manteiga, misture bem até formar uma calda grudenta, cerca de 1-2 minutos, espalhe esta calda quente sobre as peras e reserve.
Agora o bolo: numa panelinha coloque a manteiga restante e o leite, leve para aquecer até a manteiga derreter completamente. Transfira para uma tigela grande, adicione o leite, iogurte, farinha de trigo, cacau, bicarbonato, açúcar e farinha de castanha. Mexa com um fouet até formar uma massa homogênea. Coloque a massa sobre as peras e leve ao forno por 1h25-1h30, ou até passar no teste do palito. Espere o bolo amornar antes de desenformar.
*usei uma forma de 20 cm, com 7 cm de altura, o bolo ficou um pouco alto, mas não vazou :)