18.8.17

biscoitinhos de limão siciliano


No período que fiquei sem postar no blog fiz pouquíssimas receitas inéditas, o que me fez pensar se o blog era minha motivação para buscar coisas diferentes. E uma dessas poucas inéditas foi este biscoitinho de limão, sempre passava reto por alguma receita  de biscoitinho contendo cream cheese na massa e dessa vez resolvi preparar - decerto devia ter limões sicilianos sobrando na geladeira na época 😊
Receita do livro The Complete Tassajara Cookbook.

biscoito:
¾ xícara manteiga
⅓ xícara cream cheese
¾ xícara açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) raspas de limão siciliano
1 colher (sopa) suco de limão siciliano
1 colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
2 xícaras farinha de trigo

glacê:
3-4 colheres (sopa) suco de limão siciliano
1 xícara açúcar de confeiteiro, peneirado
½ xícara nozes ou amêndoas, finamente picadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Bata a manteiga, cream cheese e açúcar até ficar fofo, então coloque o ovo, raspa e suco de limão. Peneire o fermento, sal e farinha e coloque na mistura de manteiga, bata até formar uma masa homogênea. Coloque a massa na geladeira, embulhada em filme plástico, por 1 hora, para facilitar na hora de moldar as bolachinhas. Faça bolinhas com a massa, mais ou menos uns 2,5cm, se quiser achate levemente as bolinhas. Coloque as bolinhas numa assadeira forrada com papel manteiga (papel alumínio também funciona). Leve para assar por uns 12-15 minutos, ou até as bordas ficarem ligeiramente douradas. Transfira os biscoitinhos para uma gradinha e deixe esfriar completamente.
Para fazer o glacê basta misturar o suco de limão com o açúcar de confeiteiro, deve ficar com a consistência de um creme um pouquinho espesso. Coloque o suco de limão os pouquinhos para não perder o ponto, se ficar muito ralo adiocione mais açúcar.
Espalhe o glacê por cima de cada biscoitinho, em seguida salpique com as nozes (ou amêndoa) picadas, coloque enquanto o glacê estiver úmido, para aderir bem quando ele secar.
rende: cerca de 3 dúzias