quinta-feira, 23 de março de 2017

bolo de chocolate - para aniversário, TPM, decepções amorosas ou não, etc


Semanazzz atrás tínhamos um aniversário de criança para ir, mas a Clara ficou doente e desistimos. Eu, que já estava na TPM, passei a tarde pensando nos docinhos da festa, no bolo... até que decidi procurar uma receita de bolo de chocolate, bem básica, com cara de bolo de aniversário, para satisfazer minha formiga de tpm! Encontrei esta receita, fácil de fazer, econômica (descontando que o item mais caro da lista é o tablete de manteiga - e como tá cara a manteiga!), rende bem e tem essa cobertura maravilhosa. Vou confessar que fiz meia receita a mais da cobertura para não ter miséria na hora de espalhar sobre o bolo. Sabe aquelas coberturas da espessura de uma folha de papel? Pois é, detesto. Já aviso que é um bolo bem doce, porque tem esse apelo infantil, mas eu sei que em toda família, grupo de amigos mora uma formiga, né non? :)
Receita do livro Holiday, do Bill Granger.

200g manteiga, amolecida
2 xícaras açúcar
4 ovos
1 xícara leite
2 ½ xícaras farinha de trigo
5 colheres (chá) fermento em pó
4 colheres (sopa) cacau em pó, peneirado
1 colher (chá) baunilha

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte e enfarinhe uma forma retangular de 20x30cm*. Na batedeira coloque a manteiga, açúcar, ovos, leite, farinha, fermento, cacau e baunilha. Bata por 8 a 10 minutos até a mistura ficar clara e homogênea. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 40-45 minutos, ou até um palito sair seco quando inserido no centro. Deixe esfriar sobre uma gradinha e só coloque a cobertura depois de estar completamente frio.
*fiz 2/3 da receita e coloquei numa forma quadrada de 20cm.

cobertura:
300g açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) cacau em pó
2 colheres (sopa) manteiga, amolecida
3-4 colheres (sopa) água quente

Numa tigela peneire o açúcar e cacau, junte a manteiga e misture bem, coloque a água quente aos poucos e misture, até formar um creme macio e fofo. Adicione mais água, se necessário.

4 comentários:

  1. Olá Tatiane, bolo de chocolate é um ótimo consolo, resolve mesmo muitos problemas e stress e se for assim caseiro, melhor ainda. Outro dia estive com meu filho em uma franquia famosa de pizza que inaugurou aqui, de sobremesa pedimos um bolo de chocolate, confesso que a fatia era visualmente linda, mas não tinha gosto de nada! ;(
    Tbm gostei da receita.
    Bjo e bom fds.

    ResponderExcluir
  2. Adoro bolo de chocolate e este tem um aspecto super guloso.
    Bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Belíssimo bolo de chocolate. Não há ingredientes mais guloso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/03/bolo-de-aniversario-cenoura-chantilly-e.html

    ResponderExcluir
  4. Que delícia Tatiane. Amei a receita.
    Beijos

    www.consumidorasecreta.com.br

    ResponderExcluir