12.1.17

muffins de chocolate


Olá, pessoas! Feliz 2017 para todos! Por aqui as festas de final de ano foram bem atípicas, todo mundo ficou doente por algum período, internações, medicamentos, etc. Nada de grave em nenhum dos casos, mas são coisas da vida, o mais importante é que todos estamos juntos e o resto a gente leva como dá.
Bom, pelo dito acima, pelo calor, pela minha preguiça e falta de apetite não tenho ligado o forno para fazer bolos, bolachas e talz. Estes muffins são do ano passado, fiz para a Clara levar de lanche, a bichinha devorou praticamente sozinha a fornada toda! Felizmente a APLV dela está mais branda e agora ela come baking com manteiga sem problemas - o chocolate que uso é sem leite. Ficaram maravilhosos, muito macios, úmidos e veja só: suja apenas uma panela! 
Receita do Short & Sweet, do Dan Lepard

½ xícara amido de milho
3 colheres (sopa) cacau em pó
½ xícara açúcar mascavo escuro - aperte na xícara para medir
1 xícara água, temperatura ambiente
5 colheres (sopa) manteiga, em cubos
116g chocolate meio-amargo, cortado em pedaços, ou gotas
⅓ xícara óleo de girassol
2 colheres (chá) baunilha
2 ovos
⅔ xícara açúcar
1 xícara farinha de trigo
2 ½ colheres (chá) fermento em pó

Pré-aqueça o forno a 180°C. Numa panela coloque o amido, cacau, açúcar mascavo e água, misture bem e leve ao fogo médio, mexendo sem parar até abrir fervura e engrossar. Retire do fogo e junte a manteiga e chocolate, mexa até o chocolate derreter e ficar homogêneo. Junte o óleo, baunilha e 1 ovo, mexa até incorporar. Em seguida coloque o ovo restante e o açúcar e mexa bem, até ficar uma massa lisa. Misture a farinha com fermento e coloque na panela, diretamente sobre a massa, mexa até combinar, não mexa demais, pois o muffin pode ficar duro. Coloque a massa nas forminhas e leve ao forno por 25 minutos, ou até um palito sair seco.
rende: 12 muffins, consegui 16.