quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

biscoitos de avelã, café e chocolate


Esta receita me ganhou pela combinação de sabores: café, chocolate e avelãs. Além do fato de não fazer biscoitos faz um tempinho, e eu ando numa preguiça danada para biscoitos, e este favorece a preguiça, coloca tudo de ~qualquer jeito~ na forma de torta e depois corta direitinho e rapidamente. Este biscoito é do tipo amanteigado, mas não fica super crocante por causa do açúcar mascavo, ele deixa mais puxa-puxa e um sabor mais caramelado, delicioso! Receita do Bon Appétit Desserts.

2 xícaras farinha de trigo
1 xícara açúcar mascavo, aperte na xícara para medir
3 colheres (sopa) amido de milho
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) café solúvel
½ colher (chá) sal
1 xícara manteiga, gelada e cortada em cubinhos
1 colher (chá) baunilha
⅔ xícara avelãs
2 colheres (sopa) água quente
56g chocolate meio-amargo, picado ou em gotas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque as avelãs numa frigideira e deixe por alguns minutos, até tostar levemente. Envolva-as num pano seco e esfregue bem para soltar a pele, pique grosseiramente e reserve. No processador coloque a farinha, açúcar, café solúvel e sal, bata para misturar bem. Em seguida junte a manteiga e bata até formar uma farofinha. Por fim coloque as avelãs e processe até formar uma massa - é importante que as avelãs estejam ainda mornas para soltar melhor o óleo e ajudar a formar a massa. Sove a massa algumas vezes ate ficar homogênea. Forre o fundo de uma forma redonda de 23cm*, com fundo removível, e leve ao forno por 25 minutos, ou até que esteja dourado. Deixe esfriar por 3 minutos e corte a massa com uma faca, disponha os pedaços sobre uma gradinha até esfriar completamente.
Prepare a cobertura. Dissolva 1 colher (chá) de café solúvel na água quente e coloque o chocolate, mexa até o chocolate derreter, se necessário aqueça a mistura. Espere esfriar bem e espalhe por cima dos biscoitos.
* fiz meia receita e coloquei numa forma redonda de 20cm, a massa ficou um pouco alta.