1.12.16

bolo de leite quente


Outro dia queria comer um bolo bem macio, mas não sabia exatamente como ele deveria ser, até que - pra variar - vi uma foto linda no instagram de um bolo de leite quente, não conhecia o tal bolo e fui saber mais. É uma receita antiga, data da época da Grande Depressão de 1929, feita com ingredientes básicos e baratos. O bolo é realmente delicioso, desses bolos com sabor de bolo, sabe? Muito macio e fofinho. Receita do blog Culinary Hill.

½ xícara manteiga
1 xícara leite
2 colheres (chá) baunilha
4 ovos, temperatura ambiente
2 xícaras açúcar
2 xícaras farinha de trigo
2 colheres (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Unte e enfarine uma forma com furo no meio, com capacidade para 12 xícaras. Numa panelinha, em fogo baixo, coloque a manteiga e deixe até derreter. Junte o leite e a baunilha até formar bolhas ao redor da panela,  mantenha em fogo baixo para a mistura ficar bem quente. Enquanto isso, na batedeira coloque os ovos e açúcar e bata e velocidade alta para a mistura triplicar o volume, cerca de 5 minutos. Peneire a farinha, fermento e sal, misture e reserve. Quando os ovos estiverem no ponto, diminua a velocidade da batedeira e coloque, cuidadosamente, a mistura quente de leite. Agora é a vez da farinha, coloque em três adições, deixando incorporar bem a farinha à massa. Coloque a massa na forma, leve ao forno por 1 hora, vigie o bolo de perto nos últimos dez minutos, é importante que não asse demais, sob pena do bolo ficar muito seco, retire do forno quando passar no teste do palito. Coloque para esfriar sobre uma gradinha e desenforme quando estiver morno.

4 comments:

  1. Olá Tatiane, embora seja um bolo tradicional, é desses que sentimos vontade vez ou outtra, gosto de bolo e só, com café deve ser ótimo!
    Ótimo fds

    ReplyDelete
  2. Que ar tão fofo e macio, adoro este tipo de bolo.
    Vou ver se o faço em breve. Para animar os nossos domingos de chuva.
    Um beijinho.

    ReplyDelete
  3. Oie Tati,
    poderias me passar meu e-mail?
    Obrigada
    Cris

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Cris!
      Meu email é blogcomidadequinta@gmail.com
      Bjs

      Delete