19.11.16

chocottone


Depois do panettone derrubado do ano passado, tentei algumas outras vezes e consegui um resultado bem satisfatório, que é aquele ponto de desfiar que a gente encontra nos panettones industrializados. E eu não curto muito a versão industrializada, me dá dor de estômago, acho que a quantidade de frutas nunca é adequada, sem falar naqueles de chocolate ou trufados, que dá até um nó na boca de tão doce. Bom, estava devendo para o marido a versão chocottone, e promessa é dívida! Fiz neste final de semana, a massa-base é a mesma da postagem do ano passado, apenas vou complementar o texto do modo de fazer, com as minhas modificações e os pontos onde achei que a receita original omitia. Receita adaptada do livro Martha Stewart's Baking Handbook.

chocottone
1 envelope fermento biológico seco
45ml água morna
¼ xícara leite morno
2  ovos grandes + 1 gema
xícara açúcar
1 colher (chá) baunilha 
2 xícaras farinha de trigo
80g  manteiga sem sal
raspas de 1 limão e suco de ½
raspas de 1 laranja e suco de ½
1 colher (sopa) rum
2 xícaras chocolate ao leite em gotas, ou picado

Numa tigela misture metade do fermento com a água morna, aguarde 5 a 10 minutos, adicione ¼ xícara de farinha, misture, cubra e deixe num local morno por 30 minutos. Passado o tempo, coloque o fermento restante no leite morno, deixe por 5 minutos. Enquanto isso misture os ovos, a gema e o açúcar. Coloque o leite na mistura de ovos. Na batedeira coloque a farinha e a manteiga gelada cortada em cubos, bata - usando o batedor de pá - até a manteiga ficar granulosa. Em seguida junte a mistura de ovos e gema, e a primeira mistura de fermento, bata por uns 9 minutos. Por fim, coloque as raspas, sucos, rum e chocolate. Coloque a massa numa tigela grande untada com manteiga e cubra com papel filme também untado. Deixe num lugar morno por 2 horas. Numa superfície levemente enfarinhada coloque a massa e sove algumas poucas vezes, usando uma espátula de padeiro (ou raspador) divida a massa ao meio e coloque em formas de papel (de 500g cada), - é importante não adicionar mais farinha nesta etapa, para o pão não ficar muito seco depois de assado. A fermentação é muito rápida, por isso encha cada forma até a metade. Eu untei ligeiramente as formas de papel. Cubra e deixe descansar por mais 45-60min, ou até a massa crescer ao topo da forma (não deixe ultrapassar a medida da forma). Antes de levar ao forno, com uma tesoura faça um x sobre cada massa. Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque os panettones sobre uma assadeira e posicione a grelha do forno para a parte mais baixa. Asse por 15min, reduza a temperatura para 180ºC, vire a forma e asse por mais 30 minutos, aproximadamente. Se após os 15 minutos iniciais parecer muito dourado em cima, cubra com uma folha de papel alumínio e asse o restante do tempo. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma gradinha por 20 minutos antes de fatiar.
rende: 2 panettones de 500g

5 comments:

  1. Oi Tatiane, acho que tentei fazer panetone uma vez, nem me lembro mais, todo ano penso em fazer novamente e nada, prefiro o de frutas, mas o caseiro com chocolate deve ficar ótimo. Obrigada por dividir conosco.
    Bom domingo!

    ReplyDelete
  2. ola parabéns pelo blog. Ja sou sua leitora a muito tempo e sempre faco algumas receitas daqui. Sera que daria certo fazer essa receita e trocar o chocolate pelas frutas cristalizadas? A preferencia por aqui é de panetone de frutas.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi, Miriam! Obrigada pela confiança! Eu também prefiro panettone com frutas, além de colocar algumas passas. Você pode trocar sem problemas, use a mesma medida de frutas, coloque um pouco de suco de laranja, suco de limão e rum, e deixe as frutas cristalizadas de molho por várias horas, elas vão ficar mais macias e suculentas. Depois pode colocar na massa este líquido também.
      Espero ter ajudado
      Bjs!

      Delete
  3. Oi Tati! Gostei tanto da sua receita que fiz duas vezes!!! Na segunda aumentei o açúcar porque meu marido e minha família adoram receitas açucaradas, mas mesmo colocando 1 xícara não ficou nem perto dos industrializados (risos), coloquei a sua receita na íntegra porque segui o seu passo a passo!!! Adorei!! Vou fazer o chocottone agora ;)

    ReplyDelete
  4. Tati olha só uma seguidora minha fez tb a sua receita e citou a gente no blog dela, dá uma olhadinha: https://piteisdadinha.blogspot.com.br/2016/12/pao-com-frutas-cristalizadas-da-crika.html

    ReplyDelete