15.9.16

biscoitinhos de chá earl grey e cacau


Demorei um pouquinho mas voltei. Algumas mudanças na rotina e um bode de internet me mantiveram longe do computador nos últimos tempos. E foi muito bom, fiz detox de rede social (saí do facebook e uso bem menos o IG), arrumei tempo para voltar a ler livros com mais assiduidade e até voltei a ver novelas - aquelas reprises da tarde que deixo gravadas. E claro, cozinhei algumas coisinhas bem blogáveis, de modo que teremos mais posts por aí. Escolhi estes biscoitinhos primeiro apenas porque fiz há poucos dias e ainda estava com a lista de ingredientes na cabeça. Ficam bem diferentes - e especiais - com o pózinho de chá na massa, e não com a infusão dele. Receita do The Art & Soul of Baking.

¼ xícara açúcar
1 colher (sopa) chá earl grey - cerca de 3 saquinhos
100g manteiga, gelada e cortada em cubinhos
¾ xícara farinha de trigo
3 colheres (sopa) cacau em pó
pitada de sal
3 colheres (sopa) açúcar granulado (opcional)

No processador coloque o açúcar e o chá, pulse até combinar bem. Em seguida coloque a manteiga, farinha, cacau e sal, deixe o aparelho ligado até formar uma massa. Neste ponto eu precisei adicionar 2 colheres (sopa) de água gelada para formar a massa. Forre com plástico filme a bancada e coloque a massa por cima, embrulhe bem a massa e vá moldando uma tora com a massa, aperte bem. Leve à geladeira por no mínimo duas horas. Pré-aqueça o forno a 180ºC. Forre duas assadeiras com papel manteiga (ou use o tapetinho de silicone). Coloque o açúcar granulado num prato raso. Retire a massa da geladeira, corte em duas partes. Pincele levemente a massa com um pouco de água (ou molhe suas mãos e passe-as na massa) e role pelo açúcar granulado. Com uma faca corte a massa - como um salame - na espessura de 0,5cm. Disponha os biscoitinhos na assadeira e leve ao forno por 25-30 minutos, ou até parecer seco. Deixe esfriar sobre uma gradinha e guarde em pote fechado por até 1 semana.

1 comment:

  1. Oi Tatiane, que bom tê-la de volta, tbm tirei uns dias de folga e fiquei longe do blog, agora voltei a postar e fazer minhas visitas. Adoro biscoitos caseiros e até já provei um com pózinho do chá, bem interessante.Estes estão com cacau devem ficar especiais.
    Bom fds pra vc!

    ReplyDelete