quarta-feira, 6 de julho de 2016

friands de laranja e chocolate


Eu comentei aqui que queria tomar no inverno. Pois bem, fiz este maravilhoso sorvete de flocos (preferido da vida toda), mas fiquei com mas sobras de claras e não queria congelar mais um tanto porque tenho outras guardadas. Logo lembrei destes bolinhos que marquei para fazer assim que o livro chegou. Eu faço casca de laranja cristalizada caseira, sigo esta ótima receita e dá super certo. Aqui adaptei um pouco a receita, troquei farinha de amêndoa por castanha-do-pará. Segue a receita com as minhas modificações. Daqui.

150g manteiga, derretida
30g laranjas cristalizadas
80g chocolate ao leite
180g açúcar de confeiteiro, peneirado
raspas de 1 laranja
50g farinha de trigo
100g farinha de castanha-do-pará 
5 claras

Unte e enfarinhe 12 forminhas de muffin e reserve. Pré-aqueça o forno a 200ºC. Derreta a manteiga e deixe esfriar um pouco. Pique as laranjas cristalizadas e chocolate em pedaços pequenos. Numa tigela grande coloque o açúcar de confeiteiro e as raspas da laranja e esfregue bem com as pontas dos dedos, para soltar os aromas. Em seguida junte as laranjas cristalizadas, chocolate, farinhas de trigo e de castanha-do-pará, reserve. Bata as claras até formar uma espuma, não deixe formar picos, senão vai dificutar para misturar depois. Na tigela dos ingredientes secos, faça um buraco no centro e despeje a manteiga derretida e as claras batidas, misture tudo delicadamente, mexendo de cima para baixo. Coloque a massa nas forminhas preparadas e leve ao forno por 15-20 minuntos, ou até dourar, faça o teste do palito para ter certeza que está pronto. Espere esfriar para desenformar e use uma faca sem ponta para ajudar a desenformar mais facilmente.
rende: 12 bolinhos.

6 comentários:

  1. Oi Tatiane, tenho tanta clara congelada que nem sei mais o que fazer com elas!rs...adorei os friands, ótimo fim para parte delas.A receita de casca de laranja, tbm já fiz uma vez, não sei porque parei, saudade da Akemi com suas receitas incríveis.Gosto de vir aqui, me identifico com muita coisa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de comentar, esse livro do Nigel Slater deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  3. devem estar cheios de sabor com a laranja e o chocolate é uma combinação perfeita.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei farinha de castanha, gosto da combinação de laranja e chocolate.
    Ficaram lindos

    ResponderExcluir
  5. Que bom aspecto.


    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/um-mes-com-ella-woodward-e-um-overnight.html

    ResponderExcluir
  6. Devem ser delciosos e super fofos.
    A combinação laranja e chocolate é deliciosa e imagino que fiquem muito bons com a farinha de castanha do pará.
    Um beijinho.

    ResponderExcluir