16.6.16

biscotti de chocolate e laranja


Sabia que há tempos não assava biscotti, aí fui olhar nos arquivos do blog e quase caí pra trás: 4 anos desde a última postagem, pensei: o blog tá ficando velho! Ah, sim, mês que vem ele completa 7 anos de existência. Eu gosto muito dessa combinação de chocolate e laranja, e ainda teve o plus de usar umas pecãs guardadas para receitas especiais, mas se não quiser/tiver pode omitir sem problemas, ou usar outra castanha também. Receita do Bon Appétit Desserts.

biscotti de chocolate e laranja
2 xícaras + 2 colheres (sopa) farinha de trigo
1½ colher (chá) fermento em pó
¼ colher (chá) sal
125g manteiga, temperatura ambiente
¾ xícara açúcar
2 ovos grandes
2 colheres (sopa) licor de laranja (usei cointreau)
1 colher (sopa) raspas de laranja (2 laranjas)
170g chocolate meio-amargo picado, ou em gotas (usei metade ao leite)
1 xícara pecãs, grosseiramente picadas

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Misture a farinha, fermento e sal. Na batedeira coloque a manteiga e açúcar e bata até a mistura ficar homogênea. Em seguida coloque os ovos, um a um, batendo bem para incorporar. Junte as raspas de laranja e licor, então coloque a farinha e bata somente para misturar. Desligue a batedeira e adicione o chocolate e pecãs, misture bem. Divida a massa em duas partes, embrulhe cada uma com filme plástico e leve ao freezer por 20 minutos - a massa estará muito molenga para ser manipulada, por isso o tempo de resfriamento. Passado o tempo, dessembrulhe a massa, enfarinhe-a levemente e sobre uma assadeira forrada com papel manteiga, molde a massa na forma retangular, como um pão, e leve ao forno por 30-40 minutos, até dourar levemente por cima. Abaixe a temperatura do forno para o mínimo. Deixe esfriar por 20 minutos. Com uma faca serrilhada corte a massa na diagonal, para os biscoitos ficarem mais compridos, e disponha os pedaços na assadeira, volte para o forno por mais 30 minutos, até ficar seco. Deixe esfriar sobre uma grandinha.
rende: cerca de 30 biscoitos.

4 comments:

  1. Fiz apenas uma vez e gostei, gosto da combinação e chocolate e laranja.
    Ficaram lindos e com certeza uma delicia

    ReplyDelete
  2. Eu adoro bicotti Tatiana, mas tbm nem me lembro a última vez que fiz.Essa combinação está convidativa e o café, aff...não vivo sem!
    Ótimo fds pra vc.

    ReplyDelete
  3. Gosto muito de biscotti, e há imenso tempo que também não faço (às tantas anos também!).
    Adoro essa combinação de sabores, maravilha.
    Um beijinho Tati.

    ReplyDelete
  4. mas é tempo, hein? basicamentchy o tempo que eu ganhei biscotti de você, e foi lindo.
    saudades. beijão.

    ReplyDelete